
Segundo Agência Brasil, o setor representa quase 10% do PIB do Brasil e necessita da matéria-prima em vários processos. Embora o público final quase não perceba, é o tratamento eficiente da água, de acordo com rígidas exigências de segurança, que vão garantir qualidade do produto final como sabor, odor e aspecto
Os números em alta mostram que estamos falando de um mercado com muitas necessidades, oportunidades e que exige, principalmente, inovação. Isso porque, os consumidores atuais se preocupam com o meio ambiente e procuram por mercadorias e empresas que contribuam para um mundo melhor, com ações como a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e de carbono, a ausência de testes ou maltrato aos animais, o uso de práticas de reciclagens, além de um trabalho direto com pequenas comunidades rurais ou em locais remotos da biodiversidade brasileira.
A importância do tratamento da água com modernas soluções e tecnologias
No que diz respeito ao aspecto sustentável, é aí que entra outro fator de suma importância para o segmento: a água, que hoje é finalmente reconhecida como um recurso limitado e que corre o sério risco de escassez, caso pessoas e empresas não tomem medidas urgentes.
Como principal matéria-prima da indústria de bebidas, é utilizada em vários processos e também incorporada diretamente ao produto. Portanto, embora o público final muitas vezes não se dê conta, é o tratamento eficiente da água, feitos de acordo com todas as rígidas exigências de segurança, que garantirão a qualidade do produto final.
Exatamente por isso, as empresas que querem se manter no mercado e visam crescimento e uma relação de confiança com o seu consumidor final, precisam buscar por parceiros e fornecedores que atuem em conformidade as boas práticas exigidas.
E é exatamente isso que motiva a BioE, unidade do Grupo Sabará, e que atua na criação de soluções para aumentar a eficiência desse setor, a oferecer soluções de alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, para o tratamento da água de seus clientes.
“O processo de tratamento de água se dá de acordo com as características do manancial onde ela é coletada. Em geral, seu tratamento passa pelas etapas de pré-oxidação, floculação, coagulação, sedimentação e filtração. Após essas etapas, recebe um polimento final, que é definido pelo tipo de produto que será fabricado, ou seja, o tratamento feito para cervejas, por exemplo, difere do que é feito para refrigerantes e sucos”, afirma José Eduardo Donato, diretor Comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.
A BioE, outra unidade de negócio da holding, oferece ao mercado o Clorito de Sódio, um produto especialmente desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, produto usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária d´água. O Dióxido de Cloro (Diox®) é uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas, que matam milhares de pessoas todos os anos, e além disso não gera subprodutos, tais como os temidos THMs (Trialometanos) potencialmente cancerígenos relatados em centenas de estudos de caso.
O uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. Isso significa que a empresa entrega ao produtor, não só soluções completas, com o selo de garantia de uma empresa genuinamente brasileira, estabelecida há mais de 60 anos no mercado.
“O setor de alimentos e bebidas é o maior mercado industrial do mundo, logo, um grande consumidor de água e energia, por isso, nosso compromisso continua sendo ir além do fornecimento de produtos. Por meio de nosso pacote de serviços, buscamos ser parceiros dos clientes, com o foco na melhoria de seus resultados e na sustentabilidade do nosso negócio”, finaliza o diretor.