Home Notícias Tratamento de água é vital para um dos mercados que mais crescem no mundo: o de alimentos e bebidas

Tratamento de água é vital para um dos mercados que mais crescem no mundo: o de alimentos e bebidas

por redação

Segundo Agência Brasil, o setor representa quase 10% do PIB do Brasil e necessita da matéria-prima em vários processos. Embora o público final quase não perceba, é o tratamento eficiente da água, de acordo com rígidas exigências de segurança, que vão garantir qualidade do produto final como sabor, odor e aspecto

O setor de alimentos e bebidas é o maior mercado industrial do mundo e em território brasileiro os números são, de fato, expressivos. De acordo com a Agência Brasil, o setor registrou crescimento de 0,8% em faturamento e de 2,7% em produção física no primeiro semestre de 2020 na comparação em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números em alta mostram que estamos falando de um mercado com muitas necessidades, oportunidades e que exige, principalmente, inovação. Isso porque, os consumidores atuais se preocupam com o meio ambiente e procuram por mercadorias e empresas que contribuam para um mundo melhor, com ações como a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e de carbono, a ausência de testes ou maltrato aos animais, o uso de práticas de reciclagens, além de um trabalho direto com pequenas comunidades rurais ou em locais remotos da biodiversidade brasileira.

A importância do tratamento da água com modernas soluções e tecnologias

No que diz respeito ao aspecto sustentável, é aí que entra outro fator de suma importância para o segmento: a água, que hoje é finalmente reconhecida como um recurso limitado e que corre o sério risco de escassez, caso pessoas e empresas não tomem medidas urgentes.

Como principal matéria-prima da indústria de bebidas, é utilizada em vários processos e também incorporada diretamente ao produto. Portanto, embora o público final muitas vezes não se dê conta, é o tratamento eficiente da água, feitos de acordo com todas as rígidas exigências de segurança, que garantirão a qualidade do produto final.

Exatamente por isso, as empresas que querem se manter no mercado e visam crescimento e uma relação de confiança com o seu consumidor final, precisam buscar por parceiros e fornecedores que atuem em conformidade as boas práticas exigidas.

E é exatamente isso que motiva a BioE, unidade do Grupo Sabará, e que atua na criação de soluções para aumentar a eficiência desse setor, a oferecer soluções de alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, para o tratamento da água de seus clientes.

“O processo de tratamento de água se dá de acordo com as características do manancial onde ela é coletada. Em geral, seu tratamento passa pelas etapas de pré-oxidação, floculação, coagulação, sedimentação e filtração. Após essas etapas, recebe um polimento final, que é definido pelo tipo de produto que será fabricado, ou seja, o tratamento feito para cervejas, por exemplo, difere do que é feito para refrigerantes e sucos”, afirma José Eduardo Donato, diretor Comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.

A BioE, outra unidade de negócio da holding, oferece ao mercado o Clorito de Sódio, um produto especialmente desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, produto usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária d´água. O Dióxido de Cloro (Diox®) é uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas, que matam milhares de pessoas todos os anos, e além disso não gera subprodutos, tais como os temidos THMs (Trialometanos) potencialmente cancerígenos relatados em centenas de estudos de caso.

O uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. Isso significa que a empresa entrega ao produtor, não só soluções completas, com o selo de garantia de uma empresa genuinamente brasileira, estabelecida há mais de 60 anos no mercado.

“O setor de alimentos e bebidas é o maior mercado industrial do mundo, logo, um grande consumidor de água e energia, por isso, nosso compromisso continua sendo ir além do fornecimento de produtos. Por meio de nosso pacote de serviços, buscamos ser parceiros dos clientes, com o foco na melhoria de seus resultados e na sustentabilidade do nosso negócio”, finaliza o diretor.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário