Home Notícias Tecnologia para reciclagem de garrafas PET melhora variedade de flakes de plástico

Tecnologia para reciclagem de garrafas PET melhora variedade de flakes de plástico

por redação

A RCS é uma empresa com sede em Werne, Alemanha, especializada em gerenciamento de reciclagem. Com mais de 40 anos de experiência, fornece às empresas soluções eficientes e sustentáveis para o descarte de resíduos comerciais com suas três principais competências: descarte de resíduos, reciclagem de matérias-primas e plásticos. A sustentabilidade e o uso ecológico de recursos são os princípios que estão no centro da filosofia corporativa da RCS. Eles percorrem todos os aspectos de sua operação, como os processos avançados usados para coletar e transformar resíduos em matérias-primas secundárias, retornando-os ao ciclo de produção. Esses valores fundamentais também formam a base de seu serviço aos clientes, pois a empresa trabalha com eles para desenvolver conceitos ecológicos e adaptados individualmente às suas necessidades.
Uma área de foco importante para a RCS é a reciclagem de garrafas PET para produzir flakes de plástico para uma variedade de aplicações e regranulados de alta qualidade para o setor de alimentos. Essa atividade está centralizada em sua planta de triagem, onde separa o PET claro do PET colorido – que corresponde a 85% do material de entrada – latas de alumínio e ferrosas, filmes e outros materiais. Com uma capacidade de 7 toneladas / hora, a planta opera em um sistema de turno contínuo, transformando garrafas PET usadas em flakes de plástico de qualidade alimentar.
A pureza dos flakes é de suma importância, pois eles são destinados à produção de uma variedade de produtos plásticos, desde fibras plásticas a filmes e fitas de embalagem, além de produtos para a indústria alimentícia. Cada Big Bag, ao final do processo, é cuidadosamente controlado quanto à umidade residual, densidade aparente, cores incorretas e contaminantes, bem como distribuição de tamanho de grão e resíduos de adesivo para garantir a alta qualidade do material de saída.
Uma modernização completa oferece alta qualidade e eficiência operacional
Para alcançar de forma consistente a alta pureza necessária e otimizar os processos em sua fábrica, a RCS confiou na experiência da STADLER ao longo dos anos: “Já compramos um separador balístico da STADLER em 2005”, diz Gerd Francke, CEO conjunto da RCS. “Com base na boa experiência com sua tecnologia, decidimos novamente escolher a STADLER para um novo separador balístico em 2014”.
Isso foi seguido por uma modernização completa da planta em 2017: “A STADLER nos ofereceu o pacote completo, desde o planejamento do projeto até a realização da modernização de toda a planta, gerenciada e implementada por sua equipe”, explica Alexander Rimmer, CEO conjunto da empresa. “Apreciamos particularmente o seu conhecimento técnico e o apoio durante todo o projeto. A consultoria deles foi impecável e eles nos ofereceram grandes especialistas técnicos, que nos aconselharam não apenas no âmbito da tecnologia e de processos, mas também sobre as possibilidades de implementação especificamente adaptadas aos nossos requisitos técnicos, com boas soluções para os problemas”.
A conclusão do projeto dentro de prazos muito apertados foi um requisito essencial para a RCS, e a STADLER atendeu a essa importante demanda: “O que nos convenceu particularmente foi que eles seguiram nosso cronograma apertado e foram capazes de atender às nossas expectativas”, acrescenta Alexander Rimmer.
A modernização trouxe vários benefícios para a planta de triagem – não apenas na qualidade do material de saída, mas também em seu funcionamento geral e nos custos operacionais, para satisfação dos CEO’s da RCS: “A maior vantagem foi um aumento triplo em quantidade, qualidade e produção. Os processos de trabalho tornaram-se mais fáceis para nossos funcionários. Além disso, o equipamento STADLER é muito durável e, portanto, requer menos manutenção. Como resultado da modernização e da manutenção simplificada, os custos e os fluxos de trabalho puderam ser otimizados”.
Uma atualização adicional com um removedor de rótulos para atender aos requisitos em evolução
O setor de reciclagem está em constante evolução, pois as embalagens usadas pelos fabricantes mudam com o tempo. É o caso das garrafas PET, cada vez mais embaladas em etiquetas “de corpo inteiro”: “Para otimizar a classificação e obter melhor qualidade para nossos clientes, a separação entre rótulo e garrafa PET deve ocorrer antes da triagem”, explica o CEO da RCS.
Mais uma vez, a RCS procurou a STADLER em busca de uma solução para esse novo requisito: “com o removedor de rótulos STADLER, as etiquetas são arrancadas e as garrafas PET são menos danificadas do que com outros fabricantes. Como resultado, podemos registrar uma abrasão menos fina”, conclui Alexander Rimmer.
O removedor de rótulos da STADLER – lançado em 2019 – remove etiquetas de garrafas de todos os tipos, atingindo um padrão de qualidade de até 80% das etiquetas removidas. Ele processa um fluxo de massa de até 9 Tn / h – dependendo do tamanho das partículas e da composição do material. Destaca-se pela construção robusta que é a marca registrada dos equipamentos STADLER e é altamente resistente a impurezas. Esses recursos resultam em excelente durabilidade e um desempenho consistentemente alto durante seu longo ciclo de vida.
O removedor de rótulos STADLER está em operação na planta de triagem de PET da RCS, onde provou ser uma solução eficaz: “Estamos muito satisfeitos com o removedor de rótulos, pois ele requer menos manutenção e sua capacidade é adaptadaà de nossa fábrica. Ele tem menos desgaste nas facas e a máquina não é muito sensível a impurezas, como filmes ou madeira. Além disso, não causa danos às garrafas PET. Com o removedor de rótulos, podemos separar as etiquetas das garrafas antes da classificação, o que nos permite garantir um nível de pureza consistentemente alto”, conclui Alexander Rimmer.
O relacionamento de longa data da STADLER com a RCS é uma marca registrada da abordagem da empresa em atender seus clientes, como Willi Stadler, CEO do Grupo STADLER, explica: “Estou muito orgulhoso de ter trabalhado lado a lado com a RCS ao longo dos anos, construindo uma parceria real que nos permitiu apoiá-los à medida que seus negócios cresceram e evoluíram. Juntos, conseguimos antecipar as mudanças na demanda do mercado e encontrar soluções eficazes para sua operação. Me alegro em estar ao lado deles, ajudando-os a enfrentar desafios futuros”.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário