Home SeçõesEconomia Verde Sustentabilidade é fator estratégico aos negócios para 75% de empresas, aponta pesquisa FEEx 2020

Sustentabilidade é fator estratégico aos negócios para 75% de empresas, aponta pesquisa FEEx 2020

por redação

Das 213 empresas participantes da edição 2020 da Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 75% têm a sustentabilidade como parte estratégica de seus negócios, 47% estabelecem diretrizes, metas e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade a longo prazo e 48% recebem suporte da área de recursos humanos para que os princípios de sustentabilidade sejam difundidos aos empregados.

Além disso, 27% têm estruturas e processos produtivos sustentáveis, que estão em conformidade com as normas e padrões de certificações internacionais.

Vale destacar também a preocupação das empresas com seus fornecedores. Do total de entrevistadas, 36% selecionam seus parceiros a partir dos princípios da sustentabilidade já predefinidos.

Na análise de Lina Nakata, professora da FIA Business School, os resultados comprovam que a sustentabilidade tem sido cada vez mais adotada pelas empresas brasileiras e utilizam os valores como referencial de gestão de seus recursos e pessoas.

“Esse tema consiste no alinhamento estratégico em questões que visam perpetuar a operação da empresa, por meio da minimização dos impactos causados na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se mantenha a competitividade”, diz Lina.

100 empresas classificadas como Lugares Incríveis para Trabalhar

No ranking das 100 empresas classificadas como Lugares Incríveis para Trabalhar, os valores do fator sustentabilidade são ainda maiores.

– 83% das 100 empresas consideram a sustentabilidade como parte estratégica do negócio;

– 68% contam com suporte da área de RH às lideranças, para que a gestão sustentável seja viabilizada e os princípios da sustentabilidade sejam difundidos entre os empregados;

– 60% estabelecem diretrizes, metas e ações para desenvolvimento da sustentabilidade no longo prazo.

Além disso, 48% selecionam fornecedores ou parceiros alinhados aos valores corporativos. E 41% têm estruturas e processos produtivos sustentáveis, de acordo com as normas e padrões de certificações internacionais.

“Para que as empresas possam se declarar sustentáveis, algumas referências externas, como certificações internacionais que estabelecem normas e padrões mínimos para a operação, devem ser cumpridas”, explica a professora.

Vale destacar também a aprovação dos colaboradores nas ações ligadas à sustentabilidade das empresas.

No ranking dos 100 Lugares Incríveis para trabalhar, 91% dos colaboradores entendem que o assunto é tratado de maneira equilibrada às necessidades dos funcionários, fornecedores e donos da empresa. Já 93% acreditam que as ações contribuem para a melhoria da comunidade e do meio ambiente.

Sobre a FIA Employee Experience (FEEx)

A FEEx é um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA), que mede a qualidade do ambiente de trabalho, a solidez da cultura organizacional, o estilo de atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. Em 2020, mais de 150 mil pessoas de mais de 300 empresas participaram gratuitamente do estudo. Mais detalhes sobre a metodologia da pesquisa e seus participantes no site. https://atmosfera.xtrategie.com.br/#/inscricao

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário