O Sistema B faz uma década de atuação no Brasil, neste mês de outubro. Este marco está sendo celebrado com a campanha “Não há tempo para Plano B, mas há tempo para ser B”. A ação faz um alerta sobre a urgência das causas sociais e ambientais exigida hoje, ressaltando o trabalho proposto pela organização, que já certificou 309 empresas de 24 ramos do mercado no país, mas também atua além das certificações.
No setor de energia, a Cogni, localizada em Aparecida de Goiânia, GO, é uma das empresas com certificação B Corp no Brasil. Somado a este setor, mais oito corporações certificadas carregam o selo B, como Athena Energia, de Recife/PE, e Sunnew, de Belo Horizonte/MG.
Bons exemplos Sistema B
No município goiano de Aparecida de Goiânia, há a Cogni que assessora empresas de diversos segmentos para gestão e uso energético econômicos e sustentáveis, com soluções avançadas e únicas no mercado para monitoramento, performance e gerenciamento eficiente, por meio de inteligência, tecnologia e informação. Suas soluções são: gestão inteligente de créditos e faturas de energia, de utilidades de indústria 4.0 e condomínios e de faturas para múltiplas UCs, com IoT, softwares e serviços digitais.
Líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica com a maior infraestrutura de produção de filmes fotovoltaicos no mundo, a Sunew, propõe revolucionar a indústria solar no Brasil a partir do conceito de geração compartilhada como solução de ampliação de possibilidades de uso e redução de perdas do processo de transmissão entre geração e pontos de consumo.
A Athena Energia também oferece soluções customizadas, sustentáveis, seguras e inovadoras para gerar impacto social e ambiental positivo, com crescimento orgânico e escolhas responsáveis no setor elétrico.
Outras empresas B deste segmento são: 2W Ecobank Energia, Combio Energias Renováveis, Faro Energy, Origo Energy, Voltera Energia (SP) e Enc Energy (PR).
Campanha em Movimento
A ideia de “movimento” expressa o que o Sistema B desenvolve há uma década no Brasil, além das certificações. A organização trabalha na promoção de soluções de apoio aos negócios na jornada por impacto social e ambiental. O diretor executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Santini, destaca que o movimento já alimenta um ecossistema de negócios de impacto: “Construímos uma rede de impacto, composta por negócios que não se contentam em fazer somente a sua parte, mas entendem a urgência e querem influenciar outros negócios a mudarem”.
Para ele, a visão do Movimento é construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo às pessoas e ao planeta. O olhar para o futuro orienta as ações da organização no presente, e a campanha em comemoração dos 10 anos busca provocar essa transformação. “O futuro exige mudanças, e elas não podem ficar para depois” é outro texto trabalhado na estratégia de marketing.
A campanha também aponta caminhos para pôr as mudanças necessárias em prática, considerando as etapas desta jornada: capacitação profissional, consultorias para adoção de métricas de impacto, certificação, conexão entre negócios, advocacy e outros benefícios de fazer parte da rede. Para isso, o Sistema B está disponibilizando um kit de marketing digital, com a identidade visual da campanha para as empresas e seus profissionais customizarem as peças e postá-las em suas redes sociais.
“Quem trabalha em uma Empresa B pode sentir orgulho por contribuir com uma sociedade mais justa, logo, é a oportunidade para torná-los embaixadores do Movimento B”, propõe a diretora de Comunicação e Relacionamento do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi.
Jornada de conscientização
As peças publicitárias podem ser customizadas pelas empresas do Movimento B, colaboradores, consultores, investidores, membros do Conselho e outros públicos ligados aos negócios de impacto, reforçando a potência de atuação em rede e o orgulho dessa parceria. Segundo ela, a comunicação adota uma linguagem simples e didática, voltada tanto a quem já faz parte desse ecossistema, quanto a quem ainda desconhece o Sistema B. As postagens são monitoradas pela hashtag #SBB10anos.
A rede de negócios formada pelo Sistema B Brasil possui mais de 300 Empresas B nas cinco regiões brasileiras. Dentre elas, estão grandes indústrias do setor de alimentos, beleza e moda, como Danone, Natura, Grupo Arezzo&Co e Hering, e também de serviços como a Movida. A maior representatividade da rede se dá por negócios de pequeno e médio porte atuantes em setores diversos e, em especial, na prestação de serviços e de consultorias que visam a transformação da economia.
Em alguns estados, as Empresas B representam o setor de maior vocação econômica da localidade, como a 4 Hábitos para Mudar o Mundo, de soluções para reaproveitamento de resíduos em Brasília, no Distrito Federal, e o Grupo Morena, de Mato Grosso, que desenvolve atividades agrícolas sustentáveis.
“Tornar-se uma Empresa B envolve uma jornada de conscientização, adoção de padrões de impacto, integração à uma rede de empresas com a mentalidade de promoção do ESG, engajamento em causas coletivas e adesão a um processo de melhoria contínua”, conclui Rodrigo Santini.