Home Notícias SIMA instala Comitê de Integração de Resíduos Sólidos

SIMA instala Comitê de Integração de Resíduos Sólidos

por redação

Grupo Multissetorial vai auxiliar na gestão dos resíduos sólidos, um dos grandes desafios do estado de São Paulo

Efetivar as políticas públicas, com foco na regionalização e em novas rotas tecnológicas para o tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos. Esse é o compromisso do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) instalado pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, dia 12 de junho, na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em São Paulo.
No cenário atual, o Estado de São Paulo produz 40.774 ton./dia e 32% são materiais recicláveis e apenas 0,6% é destinado à reciclagem, de acordo com o Relatório de Qualidade Ambiental 2018 (IQR).
“A cada dia produzimos mais lixo. Então, precisamos nos antecipar para resolver a questão dos resíduos. Novas metodologias, ações de educação ambiental e conscientização devem ser compartilhadas com todos os prefeitos e parceiros. A SIMA será o agente facilitador e garantidor para tornar as novas ideias efetivas”, destacou Marcos Penido.
O trabalho do Comitê está estabelecido em torno de seis eixos: Revisão do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS); Regionalização e Consórcios; Logística Reversa, Coleta Seletiva e Ação Social; Planejamento e Controle de operações em Aterros Sanitários; Inovação Tecnológica para tratamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental e Comunicação.
Definidos os temas que precisam ser trabalhados, o coordenador executivo do CIRS, José Valverde Machado Filho, explica que os grupos estão encarregados de propor soluções e alternativas para cada um deles. “O Comitê tem papel de governança para concepção e aprimoramento da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no estado”, reforçou.
De formação multissetorial, o CIRS é composto por 28 membros, entre titulares e suplentes, da SIMA, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Sabesp, DAEE e Emae. O Comitê conta com um Grupo Gestor com as atribuições de indicar medidas para aprovação e implementá-las, quando for o caso, e de apresentar relatórios das atividades desenvolvidas. Um cronograma foi definido para as reuniões e apresentação dos resultados.

Texto: Luciana Reis
Foto: Francisco Lucrécio Júnior

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário