Home SeçõesEficiência Energética Shopping, em Manaus, AM, investe em eficiência energética

Shopping, em Manaus, AM, investe em eficiência energética

por redação
Sumaúma Park Shopping, em Manaus, AM

Sumaúma Park Shopping, em Manaus, AM

Inaugurado em novembro de 2014, o Sumaúma Park Shopping é o primeiro shopping construído na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Localizado próximo à primeira Unidade de Conservação do Amazonas – Parque Estadual Sumaúma – o centro de compras faz parte do Grupo DB, que representa a maior rede varejista de hipermercados e supermercados da região Norte do país. O Sumaúma Park Shopping tem mais de 137 mil m² de área total construída, além de 45,5 mil m² de área locável e cerca de 2.000 vagas de estacionamento. Com quatro pavimentos, o empreendimento tem mais de 200 lojas de diversos segmentos.

Situado em uma cidade com temperatura extremamente elevada, o Sumaúma contou com o projetista Thermo Consultoria para definir um sistema de ar condicionado que proporcionasse conforto térmico aos lojistas, ao público e demais ocupantes. Foram elaborados vários estudos técnico-econômicos comparando custos iniciais e operacionais de diversos sistemas disponíveis no mercado para fornecer a solução mais adequada em termos técnicos, econômicos, financeiros, estratégicos e ecológicos. Dessa forma, o sistema de expansão indireta com condensação a água foi o escolhido e implantado no Sumaúma.

Como o shopping tem uma grande quantidade de consumidores de água gelada, isto é, os condicionadores de ar dos lojistas e do próprio shopping, o projetista adotou as válvulas de balanceamento e controle AB-QM da Danfoss. As válvulas AB-QM proporcionam o balanceamento adequado das vazões de água gelada em todos os pontos críticos do sistema. “É uma solução moderna e eficiente, se comparada aos sistemas de balanceamento convencionais realizados de forma manual por meio das válvulas borboleta, globo ou esfera. Os valores de vazão do projeto são obtidos de forma adequada e precisa, umas das premissas básicas ditadas no projeto”, explica o engenheiro mecânico Luiz Antonio de Oliveira Ferreira, sócio-diretor da Thermo Consultoria.

Além disso, a utilização das válvulas AB-QM da Danfoss reduzem o trabalho de balanceamento em comparação com sistemas convencionais, pois poupam o tempo na execução deste serviço. A solução da Danfoss é mais eficiente exatamente pela diminuição do tempo de execução e consequentemente o custo do balanceamento.

A instaladora Newset escolheu trabalhar com a Danfoss neste empreendimento em função da alta confiabilidade e da tecnologia empregada nas válvulas AB-QM. “Os diferenciais das válvulas de balanceamento independentes de pressão da Danfoss são a facilidade de balanceamento, a eficiência do controle de vazão constante nos pontos de consumo (lojas), além da possibilidade de motorização para controle de temperatura dos fancoils que atendem as lojas”, acrescenta o engenheiro Wellington Moreira, diretor da Newset Engenharia.

Além do fornecimento das válvulas de balanceamento e controle AB-QM, os conversores de frequência da linha VLT® HVAC Basic Drive FC 101 da Danfoss estão aplicados em 38 painéis de automação SAUTER instalados na Central de Água Gelada (CAG), em ventiladores, fancoils e fancoletes.

“A qualidade dos produtos Danfoss sempre foi um diferencial. Nunca tivemos nenhum problema com parametrização, configuração, controle ou a interface com a automação da SAUTER quando utilizamos os conversores de frequência da Danfoss. Justamente por isso, a Danfoss foi nossa primeira escolha. Além do mais, o suporte técnico oferecido pela Danfoss faz com que estejamos tranquilos caso tenhamos alguma dúvida em campo”, avalia Felipe Altafim, coordenador especialista em BMS da VL Indústria e SAUTER.

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário