A Chlorum Solutions – empresa especializada na instalação e operação de plantas de cloro álcalis de pequena escala – deu o start up na operação de sua nova planta em São Sebastião do Passé, na Bahia, no último 4 de fevereiro.
Com capacidade de 20 tons/dia, a unidade segue o modelo de negócio da empresa, que opera plantas para mercados regionais, seguindo os padrões ESG e reforçando o compromisso socioambiental global.
No momento, estão sendo feitos os testes de processo e alinhamento das atividades. A expectativa é que a fábrica de São Sebastião do Passé esteja operando em plena capacidade nos próximos 30 dias.
Padrões ESG
Segundo Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solutions, foram investidos cerca de 90 milhões na fábrica baiana que nasce com o objetivo de consolidar ainda mais a posição da Chlorum Solutions no Nordeste, onde a companhia já tem fábricas no Maranhão, Pernambuco e Ceará. “Iniciamos os trabalhos da planta de São Sebastião do Passé dentro dos melhores standards socioambientais disponíveis, seguindo toda a proposta ESG da Chlorum”, comenta o executivo.
Kerzner conta que entre os diferenciais inovadores, está a escolha dos equipamentos para essa planta. “Buscamos o que há de mais inovador em tecnologia em termos de produção de cloro álcalis mundial”, Kerzner destaca também que a fábrica é operada por trabalhadores locais, por meio de empregos diretos e indiretos e, dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento social de São Sebastião do Passé.

Nova planta da Chlorum Solutions na Bahia
Modelo descentralizado de produção
Kerzner destaca que a Chlorum Solutions oferece uma alternativa para a cadeia de suprimentos da indústria de cloro e álcalis ao utilizar um modelo descentralizado de plantas de menor porte localizadas próximas ou no local de seus clientes. “Com isso, a empresa quebra o paradigma de economia de escala da indústria química ao focar nas vantagens oferecidas pela redução ou eliminação do transporte”, explica.
Outro ponto enfatizado por ele é a inovação por seu forte foco em ESG, particularmente investindo em projetos onde pode criar um impacto ambiental positivo. “A Chlorum é uma empresa neutra em carbono desde 2020, compensando as emissões mínimas de CO2 que gera. A Chlorum possui cinco plantas de Cloro-álcalis operando no Brasil e no Uruguai, e três em construção”, informa Kerzner.
Créditos: Chlorum Solutions/divulgação