Home Notícias São Caetano do Sul, SP, premia moradores que economizaram água

São Caetano do Sul, SP, premia moradores que economizaram água

por redação
Prefeito Paulo Pinheiro e autoridades entregaram quatro televisores de 42 polegadas aos vencedores da promoção

Prefeito Paulo Pinheiro e autoridades entregaram quatro televisores de 42 polegadas aos vencedores da promoção

O prefeito Paulo Pinheiro premiou os moradores vencedores da promoção de incentivo de economia de água do Departamento de Água e Esgoto (DAE), que contou com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (Aciscs) e o apoio da General Motors (GM). A entrega dos dois carros Celta zero-quilômetro e quatro televisores de 42 polegadas foi realizada, na quinta-feira (22/1), no Palácio da Cerâmica, sede do Executivo, em entrevista coletiva à Imprensa e autoridades.

Os usuários que pouparam pelo menos 10% de água entre maio e agosto de 2014 conquistaram “números da sorte”. Os sorteios foram promovidos pela Loteria Federal em setembro do ano passado, nos dias 24 e 27, respectivamente, para as categorias residencial e comercial/industrial. O regulamento está em www.daescs.sp.gov.br. A promoção foi regulamentada pela Lei Municipal nº 5.204 de 30 de junho de 2014.

Pinheiro destacou o empenho do DAE, da Aciscs, da GM e da população. “Assim que tivemos ciência da crise hídrica, em fevereiro de 2014, iniciamos uma série de ações e, por meio das campanhas de conscientização, os munícipes passaram a entender a gravidade no Sistema Cantareira da Sabesp, do qual somos 100% dependentes. A Patrulha DAE também vem contribuindo nos casos de desperdício. Nosso povo é diferenciado e gostaria de agradecer a todos. São Caetano é uma cidade consciente. Não sofremos com o racionamento, pois estamos fazendo a nossa parte”, disse.
O chefe da Divisão Técnica do DAE, Osmar Silva Filho, acrescentou que as ações operacionais, comerciais e de conscientização do município vem mantendo a redução do consumo de água em mais de 18%. “Com isso, deixamos de comprar da Sabesp 111 litros por segundo de água tratada do Sistema Cantareira. A diminuição é significativa. São aproximadamente 288 milhões de litros de água tratada por mês. É como se, mensalmente, todas as torneiras da cidade ficassem fechadas por uma semana. Com a Patrulha DAE, o Disque Combate Desperdício e a campanha de verão, últimas iniciativas adotadas, nossa meta é chegar a pelo menos 20%”.
Segundo o presidente da Aciscs, Mauro Laranjeira, a promoção só foi possível de ser executada graças ao apoio da GM. “Gostaria de agradecer o apoio da empresa, que tornou tudo isso possível. E dos moradores, que, quando foram chamados, atenderam os pedidos, alertando para se economizar cada vez mais água”, concluiu.
Balanço da promoção
Ao todo, foram conquistados 121.932 “números da sorte”, 99.321 residencial e 22.611 comercial/industrial. Dos 37 mil “Códigos DAE” cadastrados, 30.749 conseguiram economizar água em algum momento da campanha de incentivo, sendo que 17% foram exemplares (acima de 20% de redução), alcançando o máximo possível, ou seja, oito cupons.
Nos quatro meses da promoção, metade da cidade aderiu ao consumo consciente. Durante o período da iniciativa, cerca de 319 milhões de litros de água tratada foram economizados. A diminuição é significativa. É como se, mensalmente, todas as torneiras ficassem fechadas por uma semana.
Walter Freitas Passianotto, ganhador do automóvel na categoria residencial, que economizou quase 50% do consumo, afirmou que a mudança de hábitos garantiu a redução. “Reutilizamos a água do tanquinho. Temos três banheiros e resolvemos utilizar apenas um. O carro é lavado a cada 15 dias com balde. Valeu a pena, não só pelo prêmio, mas por sermos reconhecidos”, orgulhou-se.
Claudia Cristina Brezolini, ganhadora do automóvel na categoria comercial/industrial, que administra um consultório odontológico, frisou que o consumo consciente é de extrema importância. “Instalamos caixa para captação de água de chuva, que utilizamos na limpeza, torneiras economizadoras, além de orientar todos os funcionários. Funcionou. Reduzimos 34% e ainda fomos premiados”.
Confira os vencedores:
Ganhadores na Categoria Residencial
1º Prêmio (Carro) – Walter Freitas Passianotto
Economia no período: 48,2%
 
2º Prêmio (Televisor) – Ivo Perrela
Economia no período: 21,5%
 
3º Prêmio (Televisor) – Carlita Aparecida Maestrello
Economia no período: 36,7%
 
Ganhadores na Categoria Comercial/Industrial
 
1º Prêmio (Carro) – Claudia Cristina Brezolini
Economia no período: 34,2%
 
2º Prêmio (Televisor) – Antônio Sousa e Silva
Economia no período: 15,7%
 
3º Prêmio (Televisor) – J. B. Bonadio Negócios Imobiliários
Economia no período: 32,2%
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário