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Rede pela Circularidade do Plástico completa cinco anos com resultados expressivos - RMAI

Rede pela Circularidade do Plástico completa cinco anos com resultados expressivos

Iniciativa criada pela ABIPLAST em prol da Economia Circular do plástico já tem 66 empresas membro

Por Sofia Jucon

A primeira iniciativa brasileira em prol da economia circular do plástico completa, neste mês, cinco anos de existência. A Rede pela Circularidade do Plástico, criada pela ABIPLAST, reúne hoje cerca de 66 empresas membros de todos os elos da cadeia estendida do plástico (Petroquímicas, Químicas, Aditivos e Distribuidores, Transformadores, Indústrias de Bens de Consumo, Rede de varejo, Cooperativas, Gestores de Resíduos, Recicladores e Consumidor) com o objetivo de impulsionar a Economia Circular do Plástico. A rede foi criada para fomentar um ambiente fértil de discussão da cadeia para que os compromissos assumidos pelas empresas globalmente fossem possíveis de serem atingidos no Brasil a partir da interação, considerando o ambiente pré-competitivo.

Como uma das principais iniciativas da Rede, a RETORNA, primeira ferramenta on-line e gratuita, calcula o índice de reciclabilidade da embalagem plástica, além de determinar a possibilidade real de reciclagem, criando uma metodologia comum para todas as companhias no desenho de suas embalagens, tanto em aspectos técnicos quanto mercadológicos. A solução contribui para o design de embalagens com base nas pesquisas nacionais da infraestrutura e logística disponíveis em cada estado. Em 2022, foram feitas 269 análises no total, com 197 usuários da plataforma, sendo 147 empresas.

Economia circular do plástico

O plástico, no Brasil e no mundo, é um dos materiais mais funcionais, utilizado em embalagens para alimentos e bebidas, cosméticos, produtos para limpeza doméstica, na indústria automobilística, equipamentos médico-hospitalares, vestuário, eletrodomésticos, entre outros, tornando-se presente em 95% da matriz industrial brasileira.

A Unilever, uma das empresas membros da Rede, revela que a iniciativa ajuda a impulsionar a pauta da circularidade com relevância. “Nos apoia para estarmos atentos e vigilantes na questão da circularidade do plástico junto a empresas, entidades e órgãos que compreendem toda a cadeia – desde os produtores da resina, os coletores dos resíduos até as empresas de bens de consumo, para, então, acelerarmos e impulsionarmos o tema com a importância que ele merece e precisa”, comenta Juliana Marra, Líder de Relações Institucionais e Governamentais da Unilever.

Juliana ressalta, ainda, que esta parceria é fundamental para a empresa pois constrói poderosas conexões, gerando discussões produtivas, além da busca por inovação, parceria e engajamento de toda a cadeia. “Isto porque, assim como a Rede, a Unilever acredita que lugar de plástico é na economia, de maneira circular, e não na natureza”.

Para 2023, duas iniciativas estão sendo encaminhadas: a primeira é a expansão do Projeto Recicla Cidades, implementado no Guarujá em 2022, liderado pela ONG Espaço Urbano. O projeto realiza a capacitação de agentes públicos, gestores de resíduos e outros profissionais envolvidos na cadeia produtiva do plástico para o aprimoramento da destinação correta dos resíduos por meio de diversas ações e da conscientização da população com projetos de educação ambiental.

Com menos de um ano de existência, o Recicla Guarujá já teve um impacto importante nas suas áreas de atuação, tanto na capacitação quanto na destinação correta dos resíduos. Como resultado, o projeto contabilizou mais de 84,7 toneladas de resíduos plásticos recuperados, 3,2 milhões de unidades de embalagens plásticas destinadas corretamente pós-consumo, 400 pessoas capacitadas nos cursos de formação e 46.780 mil cupons trocados na campanha “Seu Reciclável Vale um Iphone”.

Além disso, a Rede está focada no Circula Flex que visa fortalecer a logística reversa de embalagens flexíveis. Por meio do projeto, acontece a identificação e homologação de recicladores de embalagens flexíveis e seus raios de atuação para compra de material de cooperativas de catadores, além da comercialização das embalagens para que tenham viabilidade econômica. A iniciativa realiza o acompanhamento de todo o sistema de separação, transporte e destinação das cooperativas homologadas e também desenvolvem atividades de educação ambiental com as comunidades.

Sobre a Rede

Criada a partir de uma mobilização articulada pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), em abril de 2018, a Rede pela Circularidade do Plástico é a primeira iniciativa brasileira em prol da Economia Circular. A Rede envolve todos os elos da cadeia estendida do plástico em torno da discussão e do desenvolvimento da Economia Circular no processo produtivo. O foco é aprimorar as interações e a geração de novos negócios aos atores da cadeia de reciclagem do plástico. Entre os participantes estão os associados da ABIPLAST (recicladores e transformadores), a indústria petroquímica, a indústria de bens de consumo, o varejo e as cooperativas de catadores.

 

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