Início » RaiaDrogasil tem 100% das farmácias equipadas com coletores de medicamentos vencidos  
RaiaDrogasil tem 100% das farmácias equipadas com coletores de medicamentos vencidos - RMAI

RaiaDrogasil tem 100% das farmácias equipadas com coletores de medicamentos vencidos  

Em 2022 a Droga Raia e a Drogasil coletaram 192 toneladas de remédios vencidos ou fora de uso em todo o país

Por Sofia Jucon

O ano de 2022 foi de destaque para as estratégias de ESG da RD-RaiaDrogasil. Os resultados estão no Relatório de Sustentabilidade da companhia divulgado recentemente. No ano passado, a RD atingiu a marca de 100% das farmácias equipadas com coletores de medicamentos vencidos ou em desuso. Foram mais de 2.600 pontos de coleta, que em 365 dias, coletaram 192 toneladas de substâncias, um aumento de 40% em relação a 2021.

Toda a logística de coleta dos insumos descartados é feita pela rede de farmácias que está em todo o Brasil e encaminhada para espaços destinados ao armazenamento dentro dos 12 centros de distribuição da companhia. Em seguida o material vai para a incineração realizada por uma empresa parceira. Desde o ano passado, todas as 260 novas farmácias inauguradas pela rede anualmente, terão um coletor de medicamentos vencidos ou fora de uso disponível para população local.

Coletores de medicamentos

“Nosso objetivo é ser referência em saúde integral no Brasil. Por isso estamos transformando nossas farmácias em hubs de saúde e bem-estar para melhorar a vida das pessoas e a vida do Planeta também. Queremos conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os medicamentos e suas embalagens. Isso evita a poluição e a contaminação do solo e da água. Fazemos esse trabalho há 20 anos. Temos muita expertise neste assunto”, comenta Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.

Os outros materiais procedentes de medicamentos como embalagens de papelão e bulas em papel retornam à cadeia produtiva em forma de embalagens recicladas da linha de cuidados naturais de marcas próprias da RD, a marca Natz. Potencializar a economia circular na cadeia de valor é outra meta da rede, que quer ter 40% de produtos de marca própria com embalagens consideradas ecoeficientes.

O relatório, na íntegra, pode ser acessado em Link

 

Notícias relacionadas