Início » Projeto de neutralidade plástica retirou 100 milhões de garrafas dos oceanos em 2022
Projeto de neutralidade plástica retirou 100 milhões de garrafas dos oceanos em 2022 - RMAI

Projeto de neutralidade plástica retirou 100 milhões de garrafas dos oceanos em 2022

A ação, desenvolvida pela CooperVision, em parceria com o Plastic Bank, também beneficia comunidades costeiras brasileiras e de outros países

Por Sofia Jucon

A CooperVision, uma das líderes mundiais no mercado de lentes de contato, inovou ao se tornar a primeira empresa do setor a produzir lentes de contato neutras em plástico. O projeto, desenvolvido em parceria com o Plastic Bank, não apenas atingiu, como ultrapassou a meta para 2022, com um total de 100 milhões de garrafas de plástico redirecionadas e que deixaram de poluir os oceanos. A companhia financia a coleta, o processamento e a reutilização de resíduos em volumes equivalentes ao plástico utilizado nas lentes e embalagens de diversas linhas de produtos.

Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision no Brasil, ressalta que a meta para 2022 era evitar que 90 milhões de garrafas plásticas poluíssem os oceanos, o triplo do que alcançaram em 2021. “Ficamos extremamente felizes em compartilhar que ultrapassamos essa meta desafiadora e chegamos a 100 milhões. Esse resultado só foi possível com o apoio e comprometimento tanto dos profissionais de cuidados com a visão, quanto dos usuários de lentes de contato. Agradecemos a todos que colaboraram para o sucesso dessa importante ação”, declara.

Projeto de neutralidade

Além de beneficiar o meio ambiente, o projeto contribui com mais de 350 comunidades costeiras em todo o mundo. Os coletores de garrafas plásticas, que integram essas comunidades, recebem um bônus, por meio do Plastic Bank, para necessidades como alimentação, matrícula escolar e seguro de saúde. A iniciativa faz parte da jornada da CooperVison em busca de promover a sustentabilidade dentro e fora da companhia que, internamente, investe em programas para economia e reutilização de água, conservação de energia, reciclagem e redução do uso de materiais de fabricação e conscientização dos colaboradores.

“Temos total consciência do nosso papel social e, por isso, buscamos constantemente alternativas sustentáveis que impactem positivamente o planeta. Fomos pioneiros no setor óptico quando aderimos ao projeto, e fico contente ao perceber que outras empresas da área também estão seguindo nosso exemplo ao darem mais atenção para a questão da neutralidade plástica. Além disso, é um assunto que temos trabalhado com bastante proximidade aos profissionais de saúde ocular e aos consumidores, mostrando que todos podem fazer a diferença. Certamente em 2023 teremos resultados ainda mais positivos”, finaliza Cespi.

Notícias relacionadas