Home Notícias Prêmio Jovem da Água de Estocolmo etapa Brasil: edição 2022 tem inscrições abertas até 05 de abril

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo etapa Brasil: edição 2022 tem inscrições abertas até 05 de abril

por redação

Objetivo da premiação é reunir trabalhos de jovens inovadores entre 15 e 20 anos de idade de todo o mundo, com projetos relacionados aos temas água, saneamento ou sustentabilidade; etapa nacional é organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS

A edição 2022 do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) – Etapa Brasil já está com inscrições abertas. Os interessados podem inscrever trabalhos até 05 de abril, por meio do site do evento: https://abes-dn.org.br/abeseventos/premiojovemaguaestocolmo/. A etapa brasileira da premiação é organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS.

O objetivo da iniciativa é reunir trabalhos de jovens inovadores entre 15 e 20 anos de idade de todo o mundo, com projetos relacionados aos temas água, saneamento ou sustentabilidade. O prêmio motiva participantes de todo o mundo a buscar soluções voltadas a estes assuntos.

O vencedor da competição nacional, que será conhecido em 6 de junho, representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 29 de agosto de 2022 a 02 de setembro de 2022.

Esta edição é coordenada por Witan Silva, engenheiro ambiental e coordenador nacional do JPS. “O prêmio é a maior competição internacional voltada para jovens de 15 a 20 anos que desenvolvam soluções e projetos nas áreas de água, meio ambiente e sustentabilidade. O prêmio esse ano vai ocorrer de uma maneira inédita no Rio de Janeiro, dentro da Conferência Internacional Rio2030, que é uma das conferências em continuidade à Eco-92 e a Rio+20”, afirma.

“No ano passado, tivemos o nosso quinto campeão brasileiro, na quinta edição do prêmio. Ele representou o Brasil na competição internacional e trouxe para o nosso país, pela primeira vez na história, uma das categorias do prêmio internacional. Foi o Gabriel Ferreira, com um projeto relacionado à filtração de microplásticos”, conta também Witan.

De acordo com o coordenador, a expectativa para 2022 é que o prêmio atraia ainda mais jovens para participar e levar ainda mais a qualidade e o engajamento que foi promovido na última edição.

Sobre a premiação

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio tem como patrona a princesa Vitória da Suécia e é promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A etapa final acontece em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).

Sobre o JPS

Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor. Para saber mais sobre a iniciativa, basta clicar aqui: http://abes-dn.org.br/?page_id=5410

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.