Início » Prática Recomendada auxilia empresas na demonstração da neutralidade de carbono
Prática Recomendada auxilia empresas na demonstração da neutralidade de carbono - RMAI

Prática Recomendada auxilia empresas na demonstração da neutralidade de carbono

O lançamento oficial da Prática Recomendada ABNT PR 2060, no Brasil, será no dia 19 de julho, das 14h às 16h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Por Sofia Jucon

Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060, chega no momento em que o setor industrial discute medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e regular o mercado de carbono. O documento será lançado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no dia 19 de julho (quarta-feira), das 14h às 16h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, em Brasília. O evento, que será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), terá transmissão pelo Canal da ABNT no YouTube.

Lançada durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, o documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.

Prática Recomendada ABNT PR 2060

Para tanto, a ABNT PR 2060 foi baseada em um documento do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa.

“A Prática Recomendada apresenta determinação clara de carbono neutro e um meio crível de determinar e demonstrar a neutralidade. O documento também incentiva as empresas e entidades a trabalhar em direção à redução das emissões de gases de efeito estufa e a alcançar reduções genuínas nessas emissões. Seu uso incentiva mudanças reais de comportamento, ajudando a impulsionar a sociedade para uma economia de baixo carbono”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.

O evento contará com a presença de diversas lideranças do País envolvidas com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta, e sua presença é fundamental. Após a solenidade, teremos coquetel com oportunidade para networking com representantes das empresas parceiras que contribuíram para o sucesso da elaboração da referida norma.

As inscrições podem ser realizadas pelo site

Notícias relacionadas