Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060, chega no momento em que o setor industrial discute medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e regular o mercado de carbono. O documento será lançado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no dia 19 de julho (quarta-feira), das 14h às 16h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, em Brasília. O evento, que será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), terá transmissão pelo Canal da ABNT no YouTube.
Lançada durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, o documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.
Prática Recomendada ABNT PR 2060
Para tanto, a ABNT PR 2060 foi baseada em um documento do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa.
“A Prática Recomendada apresenta determinação clara de carbono neutro e um meio crível de determinar e demonstrar a neutralidade. O documento também incentiva as empresas e entidades a trabalhar em direção à redução das emissões de gases de efeito estufa e a alcançar reduções genuínas nessas emissões. Seu uso incentiva mudanças reais de comportamento, ajudando a impulsionar a sociedade para uma economia de baixo carbono”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.
O evento contará com a presença de diversas lideranças do País envolvidas com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta, e sua presença é fundamental. Após a solenidade, teremos coquetel com oportunidade para networking com representantes das empresas parceiras que contribuíram para o sucesso da elaboração da referida norma.
As inscrições podem ser realizadas pelo site