E se despoluir se tornasse um esporte? Foi pensando nisso que a Nippon Foundation, uma das maiores ONGs com foco em sustentabilidade e responsabilidade social do mundo, criada em 1962 e com sede no Japão, desenvolveu seu mais novo projeto: o SPOGOMI, esporte disputado em trios, em que cada equipe terá que coletar e separar lixo para disputar a premiação final de R$5.000, além de uma viagem para o Japão com tudo pago, e a oportunidade de disputar a etapa global da competição. A iniciativa já conta com mais de 110 mil participantes em todo o mundo, e terá a sua primeira edição no Brasil, no dia 28 de maio, no Largo da Batata, em São Paulo.
Idealizado originalmente em 2018, o nome do projeto se dá pela junção das palavras japonesas “SPO”, que significa esporte, e “GOMI”, que significa lixo. A iniciativa tinha como slogan ‘change for the blue’ (mudanças pelo planeta azul, em tradução livre). Com o objetivo de aumentar a visibilidade do impacto causado pelo lixo marítimo, o projeto conta com o apoio de grandes empresas como Coca Cola e Seven-Eleven. Neste ano, a instituição firmou uma parceria com a organização World Cosplay Summit, responsável pelo maior campeonato de cosplay do mundo, para que seus esforços passassem do Japão para todo o planeta.
Competição SPOGOMI
Em 2018, ano de seu lançamento, o SPOGOMI já contava com 13 mil participantes. Atualmente mais de 110 mil pessoas já fizeram parte do projeto, em um total de 1.200 eventos ao redor do mundo. A etapa brasileira acontecerá pela primeira vez em São Paulo, no dia 28 de maio de 2023 e, como representantes oficiais do World Cosplay Summit no Brasil, a Agência Geek+ será a responsável pela realização da etapa brasileira da Copa do Mundo SPOGOMI, em parceria com a ADESAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
O SPOGOMI é um esporte competitivo que consiste na coleta e separação de lixo. Em grupos de três pessoas, as equipes percorrerão um trajeto pré-estabelecido de aproximadamente 1.5km na região do Largo da Batata e, acompanhados de equipamentos de proteção como pinças e luvas, terão 1 hora para coletar o máximo de lixo possível.
Após o encerramento da coleta de lixo, os participantes serão direcionados ao Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa da ADESAMPA, localizado na Praça Victor Civita, para separação do material em suas devidas categorias de reciclagem, pesagem e avaliação dos resultados. A equipe vencedora receberá R$5.000 em premiação e viajará em novembro com tudo pago para competir na etapa global, realizada no Japão.
As inscrições para o evento são gratuitas, no entanto, as vagas são limitadas, e menores de idade podem participar, desde que acompanhados de um responsável. As equipes serão de três pessoas, e para fazer parte, o participante deve ler o regulamento e fazer a sua inscrição no site oficial do evento.
Conheça a página oficial do SPOGOMI e tudo sobre a Etapa Brasil.