Home Notícias Poluição das indústrias no meio ambiente: Causas e consequências
0

Poluição das indústrias no meio ambiente: Causas e consequências

0
0

poluição das indústrias no meio ambiente é um dos assuntos mais discutidos pelos ecologistas. Afinal, embora essencial ao desenvolvimento científico-tecnológico humano, a indústria responde por grande parte dos danos causados à natureza.

Por isso, hoje, o centro dos debates acerca dos impactos da indústria no meio ambiente tem por objetivo compreender suas causas e consequências. O objetivo é repensar os métodos de produção e criar dispositivos que minimizem e até erradiquem a poluição industrial.

Causas da poluição das indústrias no meio ambiente

Durante os processos produtivos desenvolvidos, a indústria emite uma série de resíduos, alguns tóxicos e outros não. Quando não são bem geridos, causam danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

As causas identificadas para que isso ocorra são:

  • Natureza do processo

Alguns processos industriais são altamente poluentes em virtude dos compostos utilizados durante sua realização ou das reações químicas que os integram. Exemplos: o uso massivo de agrotóxicos no cultivo de alimentos e a fabricação de produtos químicos de base.

Porém, muitas vezes, o problema está na manutenção de métodos obsoletos que devem ser repensados para causar menos danos à natureza. Assim, a adoção de técnicas mais modernas e de segurança é essencial para que os processos produtivos sejam menos agressivos;

  • Desatenção às normas

A legislação ambiental cumpre papel importante ao exigir que as indústrias tomem alguns cuidados para que suas operações sejam menos danosas ao meio ambiente.  Dessa forma, é importante alinhar a produção ao recomendado pelas normas e leis;

  • Ocorrência de acidentes

ocorrência de vazamentos, emissão acidental de gases e exposição de materiais tóxicos causam muitos desequilíbrios à natureza, morte de animais e plantas, sem falar dos efeitos nocivos ao ser humano.  Assim, é preciso cuidado no armazenamento, bem como no transporte de produtos.

Os acidentes podem ser evitados ou minimizados com o uso de dispositivos projetados para contenção ambiental, como diques, revestimentos absorventes, bacias de contenção e barreiras aplicáveis aos setores marítimo, elétrico, de construção civil, ferroviário, elétrico etc.;

  • Descarte incorreto de resíduos

A legislação prevê que as indústrias se responsabilizem pelo descarte correto dos resíduos. Contudo, muitas ignoram essa importante parte do processo produtivo.

Produtos químicos como chumbo, mercúrio e cloro, quando descartados incorretamente, são perigosos à saúde.

Principais consequências

Tendo em mente as principais causas da poluição das indústrias no meio ambiente, cabe compreender suas consequências às pessoas, natureza, bem como a própria indústria responsável:

  • A poluição de rios, nascentes e lençóis freáticos causa a morte de milhares de animais e torna a água dos locais afetados imprópria ao consumo humano;
  • A emissão de gases tóxicos é responsável pela poluição do ar que, quando inalado, pode motivar o surgimento de problemas respiratórios e alergias;
  • A contaminação do solo, devido ao uso de materiais biológicos e vazamentos, pode devastar florestas inteiras e prejudicar a produção de alimentos;
  • Às indústrias que poluem o meio ambiente são imputadas medidas legais a fim de reparar os danos causados, como o pagamento de multas e indenizações, a interrupção de suas atividades e detenção dos responsáveis.

Equilíbrio é a chave

Não se pode negar o quanto à indústria contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento e conforto da humanidade. Ela produz remédios, processa alimentos e fabrica produtos cada vez mais essenciais ao dia a dia.

Assim, o que se busca ao utilizar dispositivos de contenção ambiental e adotar técnicas e métodos produtivos mais avançados e menos poluentes é alcançar o equilíbrio entre a atividade industrial humana e os ciclos e sistemas naturais, beneficiando a todos.

Fonte: Ambflex

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.