Home Notícias Polímeros Circulares são produzidos a partir de plástico recuperado do oceano

Polímeros Circulares são produzidos a partir de plástico recuperado do oceano

por redação

O projeto demonstra o compromisso contínuo da SABIC e da HHI em promover uma economia circular para plásticos e ajuda a evitar que os resíduos estejam presentes em nossos oceanos e hidrovias

A SABIC, indústria do setor químico, e a empresa de reciclagem de plástico com sede na Malásia, HHI, anunciaram uma nova colaboração pioneira para criar os primeiros polímeros circulares certificados produzidos por meio da reciclagem avançada de plástico (misturado e usado) recuperado do oceano. As poliolefinas circulares certificadas de plástico marinho, do portfólio de soluções circulares TRUCIRCLE™ da SABIC, serão usadas pelos clientes da SABIC para anunciar novos produtos nos próximos meses.

Além de ajudar a proteger os oceanos e vias fluviais, a coleção de plásticos oceânicos ajuda a criar valor para as comunidades locais, aumentando a demanda por plástico reciclado em toda a indústria. O material é recuperado de cursos d’água de alimentação oceânica e áreas interiores em um raio de 50 quilômetros do oceano por parceiros da HHI, principalmente na Malásia.

Zero Plastic Oceans

O material recuperado é encaminhado para a HHI, que transforma o plástico usado em óleo de pirólise por meio de uma reciclagem avançada. O óleo de pirólise é então usado pela SABIC em seu processo de produção como uma alternativa aos materiais fósseis tradicionais para fazer novos polímeros circulares certificados. O material foi certificado pela acreditação Zero Plastic Oceans, e a HHI é a primeira organização a receber a certificação confirmando que os materiais que recicla se qualificam como provenientes do oceano.
A HHI criou seu próprio modelo para organizar as etapas necessárias para facilitar a transição para uma economia circular. O modelo tem cinco estágios que consistem em coletar o plástico marinho por meio de sua extensa rede; convertê-los em materiais manufaturáveis de alta qualidade; colaborar com parceiros para criar novos produtos; fornecer aos clientes a plataforma para promover o uso de materiais mais sustentáveis; e catalisar uma geração de consumidores conscientes que optarão por materiais sustentáveis.
Abdullah Al-Otaibi, gerente geral de ETP & Soluções de Mercado da SABIC, informa que estão perfeitamente cientes dos desafios que enfrentamos globalmente para impedir que o plástico se transforme em lixo. “O desenvolvimento de um sistema de reciclagem totalmente circular é um passo enorme e necessário, que precisamos dar juntos e exigirá que todos os participantes da cadeia de valor colaborem. É por isso que estamos empenhados em desenvolver soluções de longo prazo e trabalhar com novos parceiros como a HHI para aumentar significativamente a produção de materiais mais sustentáveis, incluindo aqueles produzidos com materiais reciclados provenientes do oceano, para o benefício de nossos clientes, da sociedade e do meio ambiente”, disse.

Ecoiniciativas

Kian Seah, CEO da HHI, explica que na HHI, o modelo de economia circular ajuda a guiá-los em todos os  empreendimentos, desde o planejamento de negócios e colaborações com parceiros como a SABIC, a ecoiniciativas, enquanto se esforçam para proteger nosso oceano e comunidades. “Acreditamos ter a capacidade de trabalhar para um futuro mais limpo, que vê o plástico como um recurso valioso a ser mantido na cadeia de valor”.
“Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos até agora com a SABIC, mas também percebemos que estamos no início de nossa jornada para viabilizar uma economia circular, e não é de forma direta. O nosso espírito comum e paixão tem nos ajudado a superar desafios significativos para tornar realidade este processo inovador e garantir a confiabilidade das tecnologias, a qualidade do material final e a viabilidade do modelo de consumo circular. Compartilhamos o compromisso de remodelar a maneira como produzimos e reciclamos plásticos e abordamos os desafios ambientais e sociais de uma forma significativa e duradoura”, completa Seah.

Os polímeros circulares produzidos a partir de plástico marinho fazem parte do portfólio TRUCIRCLE ™ da SABIC e serviços para inovações circulares. Lançado em 2019, o portfólio TRUCIRCLE da SABIC abrange produtos reciclados mecanicamente, produtos circulares certificados de reciclagem avançada de plástico usado e produtos renováveis certificados de matéria-prima de base biológica, bem como projetos para reciclabilidade e iniciativas de reciclagem em circuito fechado.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário