Home SeçõesEconomia Verde Planos de recuperação sustentáveis podem gerar benefícios econômicos significativos

Planos de recuperação sustentáveis podem gerar benefícios econômicos significativos

por redação

Em novo estudo, BCG discute o papel do setor público na luta contra a desaceleração das mudanças climáticas e apresenta exemplos de governos que já estão aplicando medidas sustentáveis

Se bem executados, planos de recuperação sustentáveis elaborados para responder aos impactos da pandemia podem gerar grandes benefícios econômicos para os países. Esse é um dos principais pontos abordado pelo Boston Consulting Group (BCG) no How Government Can Fuel a Green Recovery. O estudo discute, no âmbito global, o papel do setor público na luta contra a aceleração das mudanças climáticas, destacando ações que podem ser implementadas e os impactos positivos para a economia.

Para atingir esse objetivo, o BCG ressalta que os governos podem combinar políticas de curto prazo com outras iniciativas que fornecem um impulso econômico mais duradouro, como investimentos em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, por exemplo. Neste sentido, o estudo também exemplifica que o governo da Alemanha já incorporou essas medidas ao seu plano de recuperação, fazendo um investimento de € 2,5 bilhões em infraestrutura de carregamento de carros elétricos e fornecendo um subsídio de € 9.000 por veículo para encorajar a adoção por parte da população.

A energia solar fotovoltaica e as tecnologias de energia eólica offshore e onshore são outras medidas alternativas que oferecem oportunidades para a criação sustentável de empregos e crescimento do PIB. Essas tecnologias são relativamente maduras e exigem mais mão de obra do que as novas tecnologias de gás ou carvão, consequentemente gerando mais empregos.

Em relação aos benefícios, a recompensa de implementação de ações sustentáveis é imensa: planos bem elaborados e bem executados podem impulsionar o crescimento do PIB, aumentar a criação de empregos e diminuir significativamente as emissões de gases poluentes, ajudando a garantir um futuro mais próspero, seguro e resiliente para o país. O BCG destaca que é importante que os governos adaptem seus planos às circunstâncias específicas de seus respectivos países para aumentar as chances de sucesso.

O estudo “How Government Can Fuel a Green Recovery” pode ser acessado na íntegra por meio deste link: https://www.bcg.com/pt-br/publications/2020/how-governments-can-fuel-green-recovery

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário