Home Notícias Pesquisadores desenvolvem aparelho portátil para descontaminar ar em veículos

Pesquisadores desenvolvem aparelho portátil para descontaminar ar em veículos

por redação

Novo equipamento utiliza luz ultravioleta (UVC) para eliminar microrganismos, como o vírus da Covid-19. Tecnologia recebeu recursos da EMBRAPII e foi desenvolvida em parceria com a USP de São Carlos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investiu recursos não reembolsáveis no desenvolvimento de um equipamento portátil para automóveis, capaz de descontaminar o ar, eliminando todo o tipo de microrganismos, como bactérias e vírus. A inovação é da empresa Triunfo Soluções em Engenharia Indústria e Comércio e contou com a atuação de pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Biofotônica e Instrumentação, do Instituto de Física da USP de São Carlos.

Em tempos de pandemia, ambientes fechados podem ser um risco para a propagação do vírus da Covid-19 e nem sempre é possível manter as janelas dos carros e vans abertas, conforme a orientação das autoridades sanitárias. A solução desenvolvida vai ajudar a combater este problema mantendo o ar interno limpo por meio de uma sanitização automática.

O sistema utiliza a tecnologia UVC (luz ultravioleta) que, ao incidir no vírus, destrói sua camada proteica e todo material genético, o inativando. O equipamento pode ser utilizado em qualquer modelo de veículo, basta ter uma entrada de 12V, o antigo acendedor de cigarro, inclusive, simultaneamente com o ar-condicionado do carro. O sistema é equipado com LED’s UVC que apresentam maior durabilidade e possui sistema eletrônico simples e de fácil manutenção ou substituição de componentes.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário