Home SeçõesEconomia Verde PECE-Poli debate produção, consumo e relação do plástico na Mostra Ecofalante de Cinema

PECE-Poli debate produção, consumo e relação do plástico na Mostra Ecofalante de Cinema

por redação

Com foco nos ODS, os dois webinários trazem assuntos como padrões de produção e de consumo sustentáveis e plástico e sua relação de herói ou vilão no novo milênio; mostra é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE-Poli) marca presença na 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais. Para isso, todas as atividades programadas provocam reflexão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS), plano de ação definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotado por seus 193 Estados-Membros.

Para compartilhar e contribuir com o objetivo da mostra, que é estimular debates, webinários e atividades educativas envolvendo a universidade e as comunidades em temas sobre a sustentabilidade ambiental, social e econômica, reforçando na sociedade o comprometimento da universidade pública de qualidade, o PECE organiza e apresenta, nos próximos dias 13 e 14 de setembro, dois webinários, diretamente relacionados com a ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 14 (Vida na Água).

Debates mostrarão o que queremos para o nosso futuro

No dia 13, às 19h, o tema do webinar organizado pelo PECE será “Plástico: herói ou vilão ambiental do novo milênio?”. O assunto será conectado com o filme ‘A História do Plástico: tema Especial Resíduos Sólidos’ disponibilizado na íntegra desde o dia 7 de setembro, durante a Mostra. O vídeo aborda como o sucesso da indústria de plástico depende de os consumidores descartarem o produto e comprarem novos itens, criando um suprimento infinito e permanente de lixo, trazendo uma importante percepção sobre a reciclagem. A anfitriã do webinar será a professora Dra. Cleusa Cristina Bueno Martha de Souza, que contará com os debatedores e professores Dr. Nelio Bento, Dra. Teresa Cristina Melo de Brito Carvalho, além do consultor professor Dr. Hélio Wiebeck.

No dia seguinte, 14, também 19h, será a vez do webinar “Produção e consumo: novos paradigmas, velhos dilemas. Perspectivas ambientais para o Século XXI”. A professora Dra. Cleusa Cristina Bueno Martha de Souza conduzirá o assunto com os debatedores Dr. Oscar Serrate, consultor professora Msc. Lea Vargas Ferracini Sotto Mayor e professor Dr. José Carlos Mierzwa, convidando os participantes a debater sobre a necessidade de se assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, também tendo como base o filme lançado durante a mostra.

“O evento é uma grande janela de discussão acerca daquilo que esperamos e queremos para o nosso futuro. É atribuição nata da universidade trazer esse tipo de reflexão e o PECE sente-se honrado em fazer parte dessa oportunidade, dando sua parcela de contribuição”, destaca o professor Wilson Iramina, Coordenador Geral do PECE.

Interessados em participar dos dois webinários podem se inscrever neste link: https://bit.ly/3l3dn29

O evento compõe a programação da IV Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030, fruto do Acordo Educacional entre a Universidade de São Paulo via sua Superintendência de Gestão Ambiental e a Organização da Sociedade Civil Ecofalante. A programação completa pode ser acessada no site da SGA: http://www.sga.usp.br/iv-mostra-ecofalante-usp-e-agenda-2030/

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário