Início » Minas Gerais atinge 6 GW de energia solar em operação e ultrapassa São Paulo
Minas Gerais atinge 6 GW de energia solar em operação e ultrapassa São Paulo - RMAI

Minas Gerais atinge 6 GW de energia solar em operação e ultrapassa São Paulo

Com este índice de uso da energia solar, Estado lidera geração distribuída no país

Por Sofia Jucon

Em junho, Minas Gerais atingiu a marca de 6 GW de energia solar em operação (3 GW em geração distribuída e 3 GW em geração centralizada), segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como reflexo disso, Minas Gerais acaba de ultrapassar o estado de São Paulo em potência fotovoltaica instalada, consolidando o estado como gerador de aproximadamente um quinto da energia solar produzida em todo o país (19,2%).

Para se ter uma ideia da dimensão dessas conquistas, 6 GW em geração energética corresponde a mais da metade da produção total de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – maior usina hidrelétrica do Brasil e quarta maior do mundo. Este número é capaz de atender mais de 2,4 milhões de casas com um consumo médio de 300 KW.

 

Energia solar

 

Para Tarcísio Neves, CEO da Evolua Energia, empresa de MG referência em energia solar no Brasil via modelo de assinatura, esta é uma notícia importante para o estado e reforça o quanto o setor vem ganhando destaque nos últimos anos em todo o país.

O executivo destaca que a energia solar é uma ótima alternativa para as pessoas diminuírem os gastos com a conta de luz. “Além de ser bom para o bolso, ela contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa e a descarbonização da matriz energética”, frisa.

Sobre Minas Gerais estar a frente no ranking da energia solar, ele considera que é apenas um reflexo de um estado que fomenta constantemente iniciativas que visam trazer novos investimentos relacionados à geração de energia renovável. “Por exemplo, levando em consideração a geração distribuída, em Minas Gerais, são cerca de 850 municípios com estações. Enquanto, em São Paulo, são cerca de 640 municípios com instalações. Estamos no caminho certo para um modelo cada vez mais sustentável”, afirma Tarcísio.

Notícias relacionadas