Início » IndyCar 2023: pneus utilizados foram produzidos com plásticos recicláveis
IndyCar 2023: pneus utilizados foram produzidos com plásticos recicláveis - RMAI

IndyCar 2023: pneus utilizados foram produzidos com plásticos recicláveis

Na IndyCar deste ano, os pneus da corrida das 500 Milhas de Indianápolis, desenvolvidos pela Firestone, utilizam plástico reciclado. Tecnologias sustentáveis estão alinhadas com o Compromisso E8 da Bridgestone e seus dos valores "Emoção", "Ecologia" e "Energia"

Por Sofia Jucon

A IndyCar 2023 trouxe novidades em prol do meio ambiente. Fornecedora exclusiva de pneus da competição, a Bridgestone ajudou a 500 Milhas de Indianápolis 2023, a se tornar a edição mais sustentável da história da NTT INDYCAR SERIES. A competição aconteceu em maio e todos os pneus Firestone Firehawk utilizados na corrida foram produzidos a partir de sacolas plásticas, elásticos e outras embalagens de polímero flexível, considerado de difícil reciclagem.

Para os novos pneus, a Bridgestone incorporou o butadieno reciclado, um monômero desenvolvido em parceria com a Shell (outro fornecedor oficial da INDYCAR SERIES) e borracha natural derivada de guayule, um arbusto do deserto que produz a matéria-prima e a empresa vem estudando como alternativa sustentável à seringueira.

IndyCar 2023

Trazendo ainda mais sustentabilidade para a competição, os pneus para a temporada de 2023 foram fabricados no Centro Avançado de Produção de Pneus (ATPC) da Bridgestone em Akron, certificado pelo ISCC PLUS, por sua transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis, incluindo borracha sintética de base biológica, biocircular e circular¹. A implementação de práticas mais sustentáveis em suas instalações de fabricação é um elemento fundamental das metas de sustentabilidade da companhia, incluindo seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e pneus feitos com materiais 100% renováveis e reciclados até 2050.

“Temos um esforço contínuo para aumentar a sustentabilidade em todas as áreas de nossos negócios e ficamos orgulhosos em mostrar nosso compromisso com a sustentabilidade na principal prova da IndyCar”, disse Paolo Ferrari, Presidente e CEO da Bridgestone Americas e Joint Global Chief Operating Officer da Bridgestone Corporation. “Estamos ainda mais comprometidos com um futuro próspero e mais sustentável no automobilismo”.

O avanço das tecnologias que promovem a sustentabilidade para a 107ª Corrida das 500 Milhas de Indianápolis está alinhado com o Compromisso E8 da Bridgestone, que estabelece oito valores que começam com a letra “E”, em inglês, para solidificar o compromisso da Bridgestone em trabalhar por um mundo mais sustentável.

E como essa tecnologia chega ao mercado?

O automobilismo é um campo de inovação e testes tecnológicos, indicando as tendências e tecnologias do futuro. Apesar disso, o foco da Bridgestone em desempenho e sustentabilidade já está presente em pneus disponíveis no mercado. No Brasil, um exemplo disso é o pneu Firestone F-700+ e a linha Bridgestone Ecopia, com produtos como o EP150 e Dueler H/T 684 Ecopia, que podem ser aplicados em hatches, sedans, SUVs e picapes*. Pneus estes que apresentam menor resistência ao rolamento e o equilíbrio necessário entre segurança, durabilidade e sustentabilidade, ao contribuírem com uma menor emissão de CO2. Além destes pneus, o Ecopia EP500 foi desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos, possui tecnologia OLOGIC, que reduz o consumo de energia e aumenta a aerodinâmica do conjunto roda e pneu.

 

¹ O material reciclado é alocado usando a abordagem de balanço de massa da Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC). Saiba mais sobre o ISCC e nossa certificação ATPC ISCC Plus em: www.iscc-system.org .

 * É necessário verificar a medida e a aplicação correta para o veículo a fim de garantir a qualidade e a segurança na utilização. Saiba mais em https://www.bridgestone.com.br/pt .

Foto: Bridgestone/Divulgação

Notícias relacionadas