Início » Grupo Maeda Recicla abre primeira unidade em formato de franquia para gestão de resíduos
Grupo Maeda Recicla abre primeira unidade em formato de franquia para gestão de resíduos - RMAI

Grupo Maeda Recicla abre primeira unidade em formato de franquia para gestão de resíduos

Empresa alia know-how no segmento de pré-beneficiamento de recicláveis a empresários com apetite por empreender

Por admin

O Grupo Maeda Recicla dá um importante passo em direção à ampliação da atuação de seus negócios com a adoção de um novo formato para suas unidades: franquia.

Hoje, o grupo tem a capacidade de atender a demanda de qualquer tipo de material reciclável com três unidades para recebimento de resíduos e uma quarta unidade a caminho para completar o ciclo processando papelão, ferro, alumínio e, com esta unidade, plástico. Soma-se a isso, então, a expectativa de abrir cinco unidades por meio de franqueados já no primeiro ano dessa nova opção.

Leonardo Maeda de Carvalho, atual CEO do Grupo Maeda Recicla, destaca os esforços da empresa para buscar soluções novas, tanto em termos de tecnologia quanto de gestão e condução dos negócios. “Percebendo que o Brasil não tem mão de obra suficiente para tratar e acompanhar a grande demanda de resíduos que o brasileiro gera, uma vez que reciclamos apenas 4% desse montante, entendi que seria uma oportunidade também para outros empreendedores atuarem nesse segmento. Aliaremos, assim, todo o nosso conhecimento à vontade de empreendedor de outros empresários”, explica.

 

Gerenciamento de resíduos

 

A franquia do Grupo Maeda Recicla operará por meio de um contrato de exclusividade de 10 anos, pelo qual o empreendedor vai comprar os resíduos e vender 100% para o Maeda, usando a marca e dispondo de todo o know-how do grupo; “já são 24 anos gerenciando resíduos e também a parte estratégica de compra e destinação final”, detalha Leonardo.

O franqueado vai alugar um galpão, com ponto estratégico, definido pelo Grupo Maeda Recicla, de quem receberá a balança. Caberá ao parceiro viabilizar sua própria logística, uma vez que ele será o intermediário adquirindo resíduos na região. O material é, então, encaminhado às unidades do Grupo Maeda Recicla para completar o ciclo de pré-beneficiamento e venda à indústria. Com isso, estima-se um investimento inicial de R$ 30 mil para o caminhão e é necessário ter um caixa de R$ 20 mil para o primeiro mês e primeiros aluguéis. A previsão de retorno é de cinco meses.

Paulo Eduardo Tebexerim será o primeiro franqueado do Grupo Maeda Recicla e já é um veterano também no segmento “temos uma história de quase 11 anos trabalhando com resíduos e hoje procuramos uma situação nova para poder dar conta da demanda”, esclarece Paulo. “Conhecemos o grupo e estamos aqui para somar. Sabemos que juntos, vestindo a camisa Maeda, iremos crescer e ótimos resultados com certeza virão”, descreve.

 

Notícias relacionadas