Francesco Fatone, professor do departamento de Biotecnologia da Universidade de Verona, na Itália, vai abordar o tema “Gerenciamento circular das águas de esgoto municipais” durante o Encontro Técnico AESABESP, na 27ª Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP.
O tema é de suma importância para o Brasil, uma vez que, de acordo com Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o que corresponde a 17,5% da população (http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil). Para mostrar como a Itália resolveu a questão de suas redes de esgoto, o engenheiro ambiental Francesco Fatone, vem ao Brasil, a convite da Italian Trade Agency (ITA), instituição governamental que promove a internacionalização das empresas italianas e seus consórcios de exportação. O ITA fornece ampla gama de serviços, como a identificação de possíveis parcerias, organização de encontros de negócios e realização de missões de empresários brasileiros à Itália. Também coordena pavilhões e feiras internacionais, além de promover fóruns e seminários com a presença de especialistas. Tem sede em Roma e atua internacionalmente por meio de uma ampla rede de escritórios ligados às embaixadas e consulados italianos.
Em sua palestra, no dia 16/08, das 15h às 16h, Francesco Fatone vai relatar os desafios da Itália no setor, bem como as tecnologias e projetos desenvolvidos no país.
Ph D em biotecnologia industrial e ambiental, também pela Universidade de Verona, Fatone concentra suas pesquisas em tratamentos biológicos de águas residuárias, visando à remoção de nutrientes e de xenobióticos (compostos quimicos produzidos pela indústria ou pela natureza estranhos ao organismo humano, como pesticidas agrícolas, inseticidas e produtos de limpeza) e na recuperação de recursos.