Home Notícias Geotecnologia é a solução para a falta de água?

Geotecnologia é a solução para a falta de água?

por redação

geotecnoligiaQue a falta de chuva foi determinante na questão da água é óbvio, mas será que ela foi o único agente no processo? Que iniciativas poderiam ter sido tomadas pelo governo para lidar com a questão? Quais projeções poderiam ter sido feitas com base em dados históricos? E o que a Hidrologia e a Geotecnologia têm a ver com tudo isso?

Essas e outras perguntas afetam diretamente o espaço da gestão de recursos, com interferência em todas as esferas da sociedade. Desde a previsão dos acontecimentos até a tomada de decisão diante das demandas de realidade que se impõem sobre o cenário de uma comunidade, descuidos na gestão geram impactos que podem ser catastróficos.

É aí que entra a Hidrologia, que tem se configurado como um campo interdisciplinar, transcendendo a simples “gestão de bacias”. Não é à toa que sua discussão tem se tornado digna de simpósios e congressos, além de departamentos específicos na gestão pública, encontrando até mesmo espaço para fazer parte do currículo obrigatório de alguns cursos universitários.

O Instituto GEOeduc abre um espaço para o aprendizado sobre como realizar Análises Hidrológicas através do uso de Geotecnologias, seus processos e procedimentos, o que permitirá aos alunos pensar mais criticamente a respeito dessas e outras questões. As temáticas são de cunho prático, utilizando softwares de Geoprocessamento e com uma abordagem familiar aos usuários dessas rotinas de trabalho.

Com aproximadamente uma hora e meia de duração, o treinamento acontece dia 23/4. Dentro dos temas abordados, destacam-se a introdução à Hidrologia e Geoprocessamento, a modelagem de dados para análise de fluxo d´água e inundação, a análise de drenagens, a hierarquização de rios e, por fim, a análise de bacias hidrográficas.

O instrutor do mini-curso de Hidrologia com ArcGIS e GIS Cloud é Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro, com 14 anos de experiência em Geotecnologias. Ao participar do webtreinamento, os alunos terão a oportunidade de conversar com o Fabiano, tirar dúvidas e esclarecer questões a respeito do assunto. As inscrições estão abertas nesta página (vagas limitadas): www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-hidrologia-com-arcgis-e-gis-cloud.

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.