A General Motors inaugurou um Jardim Filtrante na Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz, em Joinville (SC). Resultado da parceria entre a GM, Rotary Club Manchester e Rahmeier Engenharia, o Jardim instalado filtra 4.490 litros de água por dia. A ação dá continuidade às iniciativas sustentáveis da GM na comunidade, uma vez que em 2016 a companhia já instalou um sistema fotovoltaico para geração de energia na mesma escola.
O apoio e incentivo da GM às iniciativas sustentáveis na escola modelo de Joinville acompanha a visão de futuro sustentável da companhia, que prevê um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, a partir da eletrificação da mobilidade. Alinhado a essa visão, o Jardim Filtrante entregue à escola é um método de tratamento de esgoto altamente sustentável e é constituído por uma vegetação plantada em uma camada de areia que permite a proliferação de colônias de bactérias que removem a matéria orgânica presente no esgoto. As raízes dessas plantas têm grande capacidade filtradora, despoluidora e eliminam micro-organismos maléficos.
Tratamento sustentável
Para Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM, o compromisso da companhia com a sustentabilidade vai além de seus produtos e operações, englobando também a proteção ao meio ambiente e o trabalho junto às comunidades nas quais a empresa está inserida. “A GM acredita que, como empresa que atua no Brasil, tem também responsabilidade no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, como a cidade de Joinville. Com o Jardim Filtrante, incentivamos o uso de tecnologias mais limpas e contribuímos com a conscientização ambiental dos alunos, corpo docente e funcionários que utilizam as dependências da escola”, completa Fabio.