Home SeçõesEconomia Verde Fórum ISE 10 anos marca o lançamento do “Mundo ISE”

Fórum ISE 10 anos marca o lançamento do “Mundo ISE”

por redação

forum-iseO Fórum ISE 10 anos realizado ontem, no Centro de Eventos da AMCHAM BRASIL, para uma plateia de mais de 190 pessoas marcou o lançamento do Mundo ISE, interface lúdica com um conceito completamente novo para lidar com o tema Sustentabilidade. Seu objetivo é facilitar a compreensão e despertar o interesse sobre o assunto, atraindo novos públicos como estudantes e interessados em geral, e também servir como uma ferramenta que estimula a disseminação das informações do ISE para outras áreas das empresas listadas além da Sustentabilidade.

Outro destaque do Fórum foi o painel ISE 20 Anos, que trouxe uma conversa entre duas figuras emblemáticas da história do ISE: Fabio Barbosa, consultor e ex-presidente do Santander, FEBRABAN e Abril; Mario Monzoni, coordenador Geral do GVces: e mediada pela atual presidente do Conselho Deliberativo do ISE e diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sonia Favaretto.

Barbosa destacou que a grande contribuição que o ISE trouxe foi algo bem mais profundo do que visibilidade para sustentabilidade. “O ISE trouxe a ideia de que empresas que tem uma boa governança são melhores do que a média e vendem mais”, afirmou Barbosa que, em 2003, foi uma das pessoas que chamou a atenção para a necessidade da criação no Brasil de um índice que reconhecesse empresas por conta de suas iniciativas de sustentabilidade.

Segundo Sonia Favaretto, este ano de vigência da 10ª carteira é um marco na história do ISE, assim como do mercado de capitais e de todo o processo recente do desenvolvimento sustentável no Brasil. “Um momento de consolidação e compartilhamento de aprendizados, que se refletiram nos produtos do pacote comemorativo ISE 10 anos apresentados e no aperfeiçoamento do questionário que apoiará a seleção das empresas integrantes da carteira em 2016”, afirmou.

O Fórum começou com uma grande surpresa para a plateia, ao simular uma reunião do Conselho Deliberativo do ISE (CISE), que contou com a presença da maioria dos seus conselheiros. Ao longo do dia, o evento teve diversas atividades interativas com grande participação e protagonismo do público, mantendo o conceito de construção coletiva do ISE.

A parte da manhã foi dedicada à reflexão sobre o conhecimento acumulado desde o lançamento do ISE e o contexto em que transcorreram sua criação e os primeiros dez anos. As atividades tiveram como referência a Plataforma de Indicadores do ISE e a Wiki Linha do Tempo, dois produtos do pacote comemorativo ISE 10 Anos.

A parte da tarde foi dedicada ao olhar para o futuro, começando com a apresentação de novos canais de acesso ao conteúdo do ISE, que simplificam e facilitam seu uso por públicos não especializados. Na sequência, ocorreram debates entre os participantes sobre as perspectivas, desafios e oportunidades da sustentabilidade empresarial na próxima década. Os pontos centrais desse “brainstorming” serão compartilhados a partir do dai 26/10 por meio de um Fórum online, ampliando ainda mais a consulta e gerando subsídios para o planejamento dos próximos anos do ISE.

Mundo ISE

Tendo como imagem central a representação humorística de um planeta sustentável, o Mundo ISE traz de forma divertida várias situações envolvendo o cotidiano das pessoas, nos seus relacionamento entre si, com as empresas, com meio ambiente e as cadeias produtivas do planeta. Esses elementos interagem como uma economia circular, possibilitando inúmeros tipos de consultas pelos usuários.

Ao clicar na imagem de um dinossauro, por exemplo, o usuário é remetido a uma charge sobre combustíveis fósseis, com diversos links importantes sobre o tema, até chegar finalmente ao questionário do ISE ou a plataforma de indicadores, com as informações relativas a este assunto. “É uma porta de entrada completamente diferente para a agenda e a prática do ISE entrar no mundo empresarial e na sociedade em geral, com uma linguagem fácil e interessante”, sintetiza Aron Belinky, coordenador Executivo do ISE, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVCes).

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário