O Ministério do Meio Ambiente (MMA) formalizou parceria entre Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (Aesas) e Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) para o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Informação de Áreas Contaminadas (SINGAC). O lançamento da ferramenta aconteceu em Brasília, no dia 12 de dezembro, com a presença do presidente da AESAS para o Biênio 2022 e 2024, Sérgio Rameh; e Thiago Gomes, conselheiro da associação.
O objetivo do SINGAC é a sistematização e digitalização da informação sobre a gestão nacional de áreas contaminadas conforme objetivo estratégico do Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas, instituído por intermédio da Portaria MMA nº 603 de 10 de dezembro de 2020.
Sistema dinâmico
O SINGAC foi desenvolvido buscando facilitar a experiência do usuário, visando identificar as particularidades que a gestão das áreas contaminadas possui em cada unidade da federação. A ferramenta foi planejada para possuir perfis de acesso e, desta forma ser um sistema dinâmico que possa absorver as melhorias e os avanços legais que venham a acontecer sem interrupção de seu funcionamento. A gestão da informação de áreas contaminadas é um eixo da Agenda Ambiental Urbana do MMA, que busca a melhoria da qualidade ambiental para a sociedade.
Além do Sistema de Gestão da Informação de Áreas Contaminadas, desde o início do acordo de cooperação, a AESAS em parceria com o SENAC, já certificaram cerca de 1500 funcionários públicos de agências ambientais de todo o país e já possui agenda confirmada de cursos para 2023.