Home Notícias Entidades assinam protocolos de intenções para gerenciamento de resíduos sólidos e saneamento básico
0

Entidades assinam protocolos de intenções para gerenciamento de resíduos sólidos e saneamento básico

0
0

A videoconferência foi realizada com as participações do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; e José Valverde, do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS)
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) assinou, no dia 14 de abril, protocolos de intenções que visam promover o desenvolvimento, a cooperação técnica de gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos e saneamento básico no Estado de São Paulo. As parcerias foram firmadas com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) e Associação Instituto Meu Oceano. As reuniões ocorreram por meio de videoconferência realizada entre o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o presidente da Ancat, Roberto Laureano da Rocha, o presidente da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero e o diretor-presidente do Instituto Meu Oceano, Rodrigo Baptista de Figueiredo.

“Somos agentes da transformação. Cada um é importante na construção de soluções conjuntas. Nesse momento de distanciamento social estamos encontrando caminhos, alternativas para o desenvolvimento dos trabalhos e parcerias. De maneira objetiva, intersetorial, buscamos atuar para fortalecer as ações e o conceito da economia circular na gestão dos resíduos”, disse Penido.

As parcerias contemplam encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, capacitação, programas e ações de assistência técnica para a implantação das determinações das Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos.

“A categoria está totalmente ou parcialmente parada neste momento. Como ninguém faz nada sozinho, penso que esse seja a hora mais oportuna para discutir e fortalecer essas parcerias que conectam pessoas e aceleram o desenvolvimento do setor”, afirmou o presidente da Ancat, Roberto Laureano.

Com prazos entre 12 e 24 meses para execução, os protocolos estabelecem etapas e metas a serem atingidas contemplando arranjos produtivos diferenciados, novas rotas tecnológicas e apoio aos municípios paulistas, com prioridade para soluções regionalizadas e consorciadas.

“Nada melhor que buscar um consenso harmônico nesse momento onde todos sabem das suas necessidades e como colaborar com o desenvolvimento na gestão dos resíduos”, comentou o presidente da Abisolo, Roberto Levrero.
As assinaturas dos convênios não contemplam transferência de recursos entre as instituições.

“Atuar na educação ambiental e conscientização da população para a prevenção do descarte irregular de resíduos, evitando que chegue nos nossos oceanos é o desafio. Sem dúvida, essa parceria com o Governo de São Paulo vem para fortalecer nossa luta”, registrou o diretor-presidente do Meu Oceano, Rodrigo Figueiredo.
Os protocolos foram viabilizados pelos coordenadores Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) José Valverde e Ivan Mello.

“A gestão integrada, bem como a responsabilidade compartilhada são princípios basilares da política pública de resíduos sólidos implementada pelo Governo de São Paulo”, concluiu Valverde.

Participaram também da reunião de assinatura com o Meu Oceano, os representantes da Onu – Habitat, o Oficial Sênior Internacional para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard; a Oficial Nacional para o Brasil, Rayne Ferretti; e a Assistente de Programas, Bruna Gimba; além de Marcelo Linguitte, da Projects, Capacity Building and Events – Global Compact Network Brazil. A videoconferência de assinatura com a ANCAT registrou a presença do Diretor Presidente da União Nacional dos Catadores (UNICATADORES ), Luiz Henrique da Silva; do Catador Formador da ANCAT e membro da Direção da Cooperol da Cidade de Orlando–SP, Anderson da Silva Nassif; e o Coordenador técnico da ANCAT de Brasília, Dione Manetti. Já o encontro com a Abisolo contou com a participação dos membros da Associação, Conselheiro Fernando Oliveira; do Secretário Executivo, José Alberto Nunes; do Gerente Executivo, Alexandre D’Angelo; e do Consultor Técnico, Moacir Beltrame.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.