As startups estão contribuindo com a economia circular no Brasil. Entre os exemplos mais recentes, a megaloja da Vestcasa e da startup Já Vendeu estão inaugurando um espaço que já é considerado um dos maiores da América Latina voltado para esse tipo de consumo, que, segundo a Receita Federal e Sebrae, explodiu durante a pandemia.
No Brasil, a abertura de novas lojas que vendem produtos usados ou de segunda mão teve um aumento de 48,58% nos anos de 2020 e 2021. Um estudo recente da ThredUP, realizado nos Estados Unidos, afirma que 93% dos compradores norte-americanos já estão mais abertos a comprar produtos usados. Esse é um caminho sem volta e que está acontecendo no mundo todo.
Economia circular
Para fomentar a economia circular, a gigante no varejo, a Vestcasa escolheu a Já Vendeu, startup de economia circular especializada em compra e venda de itens usados, para investir em uma parceria inédita que visa potencializar as marcas e complementar a oferta de produtos em seu portfólio.
A Vestcasa conta com mais de 100 lojas distribuídas pelo Brasil e oferece uma gama de produtos de cama, mesa, banho e utilidades domésticas. Com a parceria, a Já Vendeu vai inaugurar uma loja física dentro da mega Vestcasa Marginal Tietê, no dia 28/07, onde irá oferecer ao público uma diversidade de produtos como: eletrônicos, celulares, tablets, notebooks e móveis, somando mais de 300 itens, com descontos atrativos de até 50% comparado a um novo.
Modelo de negócio
A startup, que acabou de receber um aporte de R$4 milhões, liderado pela DOMO Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital (VC) do Brasil, pretende aumentar em 200% o seu faturamento anual. “Estamos muito felizes com essa parceria, que veio chancelar o crescimento da nossa marca e impulsionar o modelo de negócio. Temos atraído a atenção de grandes players do mercado com o objetivo de ampliar a oferta de produtos e fomentar a economia circular entre os consumidores brasileiros”, comemora Daniel Paredes, cofundador da Já Vendeu.
A loja Já Vendeu terá um espaço de 250 m², com estacionamento gratuito e horário de funcionamento de domingo à quinta, das 09h às 22h; e sextas e sábados, das 08h até 0h. A empresa oferece garantia em todos os seus produtos, além da possibilidade de o consumidor ver os produtos anunciados no site ao vivo.
Foto: Divulgação/Vestcasa