Home SeçõesEconomia Verde “Desafio Gota D’Água” promove eficiência hídrica

“Desafio Gota D’Água” promove eficiência hídrica

por redação

Tendo como um de seus pilares a sustentabilidade, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) implementou desde 2016 o “Desafio Gota D’Água” que busca anualmente a maior eficiência hídrica. O foco é a conscientização dos empregados e prestadores de serviço terceirizados sobre a redução do consumo de água.

O programa, tem como proposta a conservação e a reutilização de água na produção de alumínio, a partir das iniciativas de seus empregados, principalmente nas áreas operacionais. Assim, cada pessoa pode e deve tomar ações corretivas toda vez que observar alguma oportunidade de reduzir o consumo de água ou eliminar algum desperdício. Essas iniciativas, quando inscritas no Desafio, passam a concorrer a prêmios.

A partir de estudos e com os resultados obtidos com o “Desafio Gota D’Água” em 2016, a CBA percebeu a necessidade de ampliar o programa, a fim de atingir níveis técnicos e empresas prestadoras de serviço. Dessa forma, foram adicionadas duas categorias ao desafio. A categoria de Projeto em Equipe visa identificar projetos técnicos implementados que tiveram resultados palpáveis de economia de água. Já a categoria Empresa Terceira, será destinada a campanhas de conscientização para esse público.

A premiação, da mesma forma que em 2016, irá ocorrer em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março. Os participantes da iniciativa individual receberão certificados de participação e brindes, sendo que os três melhores ganharão prêmios. As demais categorias receberão prêmios relacionados ao reconhecimento e divulgação do projeto e de seus desenvolvedores.

Esse Desafio foi uma inovação da empresa a fim de engajar os empregados em busca da melhoria continua para os resultados ambientais. A ideia é demonstrar que cada iniciativa, assim como cada gota de água poupada, fazem a diferença para sermos uma empresa sustentável. Em 2016, todas as ações relacionadas a economia de água implementada, resultaram numa redução de 16% no indicador de consumo de água nova por produção. Espera-se que em 2017 esse indicador diminua ainda mais.

A responsabilidade com o meio ambiente está intrínseca aos negócios da CBA, uma vez que, seu foco não é só a economia de água a seu benefício, mas também a preservação de um dos recursos naturais mais importantes do mundo e cada vez mais escasso.

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário