Home SeçõesEconomia Verde Curso “Mudanças Climáticas e os reflexos nas empresas – Gestão e Inventários de Emissões de GEE”

Curso “Mudanças Climáticas e os reflexos nas empresas – Gestão e Inventários de Emissões de GEE”

por redação
curso-geeCom o objetivo de ajudar os profissionais das empresas a entenderem melhor a dinâmica do mercado de carbono, conhecer as soluções para a redução das emissões GEE a longo prazo e como tirar proveito das ferramentas em prol da economia de baixo carbono, a RMAI, por meio da Expo Estratégia Brasil, em parceria com o Grupo Interação e apoio do CRQ-IV Região, irá realizar, no dia 14 de agosto, o curso técnico: “Mudanças Climáticas e os reflexos nas empresas – Gestão e Inventários de Emissões de GEE”.
A adequação para conseguir reduzir as emissões de gases de efeito estufa tem sido um dos principais desafios para as empresas no Brasil, por isso a proposta deste curso, visando preparar os profissionais para a elaboração de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa Corporativos, bem como avaliar e apresentar relatórios de emissões de GEE.
Palestrantes:
Fernando Altino Rodrigues – Engenheiro Químico de formação, fez Mestrado na área de Gestão Ambiental da Produção e Doutorado em Comunicação Ambiental (COPPE/UFRJ). É Professor Adjunto do Instituto de Química da UERJ desde 1992. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor desta unidade acadêmica. Tem uma efetiva experiência na indústria química, onde atuou na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na Área Ambiental. É sócio consultor da Interação Ambiental já tendo coordenado e realizado diversos trabalhos nas áreas de gerenciamento de resíduos, gestão ambiental, tratamento e reutilização de efluentes, comunicação em emergências, educação ambiental, entre outras, para grandes empresas do ramo industrial e para outras consultorias. O instrutor tem vasta experiência em implementar o gerenciamento de resíduos em empresas, como: Ambev, Nestlé, Coca-Cola, Vale, entre outras.
Fabiane Govermatori – Engenharia Química – UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Consultora de inventários de gases de efeito estufa; atuação: INMETRO – Elaboração, Desenvolvimento e Implementação do Projeto Piloto de Acreditação de Organismos de Verificação de Inventários de GEE do Inmetro; e INT – Implementação do projeto para Acreditação do INT como Organismo de Verificação de inventários de GEE.
 Conteúdo programático:
– Introdução. Gases de efeito estufa. UNFCCC.
– Acordo de Kyoto. Mecanismos de flexibilização.
– Créditos de carbono. Mercado regulado: MDL. Mercado voluntário: principais iniciativas.
– Inventário de emissões. Principais motivações.
– Definições importantes (CO2 equivalente, materialidade, etc).
– GWP. Principais referências. PB GHG Protocol.
– O que é um inventário? Etapas do inventário. Limites organizacionais. Limites operacionais.
– Escopos de emissões. Coletas de dados. Métodos de Quantificação. Controle e Garantia da Qualidade.
– Planilhas de Cálculo. Exercícios.
– Verificação de inventários. Importância. Requisitos de verificação: EVs do PB GHG Protocol. Processo de verificação. (Protocolo dos inventários e credenciamento de empresas para verificação do inventário.
– Organismos de verificação de inventários.
Público-alvo:
Empresários, diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, engenheiros nas mais diversas áreas, técnicos ambientais, professores, estudantes, especialistas, consultores, representantes de organismos públicos e privados, investidores, fabricantes, compradores, técnicos de segurança do trabalho, entre outros.
Data: 14 de agosto de 2015
Horário: 9h00 as 17h30
Local: CRQ-IV Região – Conselho Regional de Química
Rua Oscar Freire, 2.039 – Pinheiros (próximo ao Metrô Clínicas)
Valor do Investimento: R$ 390,00 – Assinantes da RMAI pagam R$ 312,00
 Benefícios inclusos: certificado eletrônico de participação, acesso ao link eletrônico com as palestras no site da RMAI, ecobag e coffee break.
Inscrições e mais informações:
(11) 5095-0096
eventos@rmai.com.br
www.rmai.cursos.com.br (com sistema Pag Seguro)
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário