Na busca da sustentabilidade, o conceito das entregas verdes está ganhando mais espaço nos negócios, principalmente porque, nos últimos anos, as práticas ESG têm sido bastante discutidas e também cada vez mais aplicadas nas empresas. De acordo com pesquisa recente da Opinion Box, 63% dos consumidores brasileiros dão preferência para empresas reconhecidas pela preocupação com o meio ambiente.
Nesse cenário, as empresas estão cada vez mais engajadas com soluções envolvendo a sustentabilidade, e uma das práticas que está em crescimento no mercado são as entregas verdes. “O conceito da entrega verde envolve o uso de estratégias ecológicas e sustentáveis para a entrega de produtos dos mais variados tipos, visando minimizar o impacto negativo no meio ambiente”, explica o CEO da startup de soluções em mobilidade urbana E-Moving, Gabriel Arcon.
Entregas verdes
As entregas verdes englobam desde o uso responsável de materiais de embalagem recicláveis como a adoção de veículos de baixa emissão de carbono ou movidos a energia renovável – como as bicicletas elétricas -, além da adoção de rotas que reduzem a emissão de poluentes na atmosfera.
Como este tema está sendo abordado constantemente pela sociedade, as empresas buscam se manter engajadas para mostrar que estão adotando estas práticas para serem vistas por todos, e a iniciativa das entregas verdes tem se mostrado atrativa para eles.
“Essa iniciativa permite que as empresas reduzam sua emissão de carbono, e corresponde às expectativas dos clientes que valorizam o cuidado com o meio ambiente. Isso também pode fortalecer a reputação das marcas e aumentar a lealdade do consumidor”, conta Arcon.
Vantagens para empresas
As alternativas sustentáveis de mobilidade, cada vez mais em alta no mercado, vão além de somente beneficiar o meio ambiente. Segundo o especialista, a abordagem pode trazer outros benefícios. “Redução de custos operacionais, melhoria da eficiência logística e aumento da satisfação do cliente são alguns dos resultados positivos relatados pelas empresas que já implementaram a entrega verde”, resume o CEO da E-Moving.
De acordo com o CEO, as parcerias ajudam a implementar este tipo de entrega. “A E-Moving, por exemplo, tem diversas empresas parceiras que estão comprometidas em fazer a diferença em relação à sustentabilidade, pensando em inovação não somente disponibilizando frotas de bicicletas elétricas, como também traçando rotas que ajudam na otimização das entregas”, comenta.
Para o executivo da E-Moving, o aumento das entregas verdes é, sem dúvida, um ponto positivo, mas ainda está distante de atingir o seu potencial máximo do que pode ser aplicado pelas empresas. “As entregas verdes apontam uma determinação das empresas e a preocupação das corporações com o ESG e a preservação do meio ambiente. Essa mudança demonstra compromisso genuíno com a sustentabilidade, que traz benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para o sucesso a longo prazo das empresas no mercado, que depende de as marcas se posicionarem como cada vez mais conscientes e responsáveis de sua responsabilidade com ESG”, finaliza Arcon.