Início » Construtora investe em triturador de resíduos em seus canteiros de obras
Construtora investe em triturador de resíduos em seus canteiros de obras - RMAI

Construtora investe em triturador de resíduos em seus canteiros de obras

Utilização do mecanismo oferece vantagens econômicas, sociais e ambientais, além da organização e limpeza nos canteiros. Duas obras da construtora na cidade já realizam o processo de reciclagem

Por admin

Como forma de redução dos entulhos, que uma obra da construção civil pode gerar durante todo a edificação, a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, presente em Piracicaba desde 2014 e com cinco empreendimentos na cidade (três deles já entregues e dois em construção), passou a utilizar em seus canteiros um triturador de resíduos. O uso do maquinário oferece diversos benefícios, proporcionando vantagens econômicas, sociais e ambientais, além da limpeza e organização. O processo vem ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada no Brasil em 2010, que tem como objetivo, a não geração, redução e tratamento de resíduos sólidos.

Três obras da construtora em Piracicaba já recebem a reciclagem. Atualmente, o triturador está sendo usado no empreendimento Hibisco Amarelo (Rua Francisco Antônio da Rocha, 185, no bairro Água Branca), desde o início da obra: em julho de 2021. Alessandro Pacheco, sócio regional da Vitta na cidade, explica que, com o uso do mecanismo neste período, houve uma economia de 3% no custo de remoção de resíduos e cerca de 10% no agregado da calçada, ou seja, no uso de areias e pedras para a construção das calçadas.

 

Descarte de entulho

 

“O equipamento é resistente e com alto poder de processamento, permitindo a trituração de grandes quantidades de resíduos de sobras e blocos quebrados de concreto e argamassa. Com as ‘sobras’, é possível a reciclagem e reutilização em outros produtos da obra”, explica. Segundo ele, é uma forma de diminuir o descarte de entulho, o que gera uma redução dos poluentes e, assim, evita-se a compra de produtos agregados. “Atingimos dois pontos positivos: cuidar do meio ambiente e gerar economia”, complementa.

De acordo com o executivo, caso haja uma demanda superior, um novo equipamento será adquirido. “É um processo padrão nas obras da Vitta em Piracicaba que, conforme a necessidade local, ele é transferido para outros empreendimentos da construtora”, destaca.

 

Notícias relacionadas