Home Notícias Bridgestone celebra o dia mundial do Meio Ambiente com projeto “Nosso Jeito de Servir”

Bridgestone celebra o dia mundial do Meio Ambiente com projeto “Nosso Jeito de Servir”

por Lucas Mazzolenis

Empresa desenvolve atividades sustentáveis em todas as suas unidades no país

 

Como parte de seu compromisso global de responsabilidade social, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, trabalha continuamente por uma sociedade mais sustentável, com o intuito de ajudar a garantir um meio ambiente saudável para as gerações atual e futura.

Uma das Áreas Prioritárias deste compromisso, Meio Ambiente, baseia-se em três princípios: trabalhar em harmonia com a natureza; conservar os recursos naturais e reduzir as emissões de carbono. Deste modo, em sintonia com o Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone desenvolve em todas as suas plantas programas dedicados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Na fábrica de Santo André – SP, por exemplo, a Bridgestone implementou em 2014 o Projeto Água de Reúso (proveniente da ETE ABC) e a utilização de efluentes tratados internamente. Estas ações apresentaram diminuição no consumo de água de fontes naturais (rios e aquífero) de 2,24 m³ em 2014 para 0,43 m³ em 2018 (redução de mais de 5x do consumo de 2014).

Na unidade de Camaçari – BA, a companhia alcançou uma redução importante nos últimos 4 anos no consumo de água (-46%) e energia (-17%), redução da emissão de CO2 (-26%) e aumento expressivo na reciclagem em seus processos (+14) e dos resíduos orgânicos gerados na fábrica (99,6% é reciclado). No local, será implementado o Centro de Educação Ambiental (CEA) com ações focadas no meio ambiente e sustentabilidade.

Desde 2016, na planta de Campinas – SP, a água dos aparelhos de ar condicionado é reaproveitada para abastecer o tanque de combate a incêndio. A cada mês, cerca de 3 mil litros de água são captados desta forma.

Em Mafra – SC, regularmente são realizadas palestras e diálogos visando a redução do consumo de água no ambiente industrial. Esta ação, somada a outras medidas de melhoria implantadas na unidade, diminuiu em 20% o consumo de água da planta.

 

Em virtude dos trabalhos de reutilização e reciclagem de materiais, reaproveitamento da água e eficiência energética realizados, o Centro de Distribuição Ecopia da Bridgestone, localizado na cidade de Mauá – SP, recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela U.S. Green Building Council. O selo reconhece e atesta as construções e edificações que são planejadas, construídas e operadas seguindo os mais eficientes padrões de sustentabilidade.

 

O nome do Centro de Distribuição foi escolhido com base na linha de pneus da Bridgestone chamada Ecopia, cujos produtos são projetados com materiais que minimizam a resistência ao rolamento, aumentam a eficiência energética e ajudam a diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2).

 

Recapagem – Solução sustentável

Outra atividade importante ao meio ambiente é realizada pela Bandag, empresa da Bridgestone e líder mundial na pesquisa, desenvolvimento e recapagem de bandas de rodagem. A Bandag colabora com a reciclagem ao aumentar a vida útil da carcaça, evitando assim que milhões de pneus de caminhões e ônibus sejam descartados de forma errada.

 

Visão Global para 2050

Em maio de 2012, o Grupo Bridgestone definiu uma visão ambiental de longo prazo para 2050 em diante. Essa visão busca alcançar um equilíbrio entre as operações de negócios e a proteção ambiental por todas as empresas do Grupo.

O Grupo está reduzindo as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida de seus produtos, desde a aquisição de matérias-primas até a fabricação, distribuição, uso e descarte ou reciclagem, para contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário