Home Notícias Biotecnologia ajuda na descontaminação do solo da indústria química

Biotecnologia ajuda na descontaminação do solo da indústria química

por redação

A biorremediação é um processo que usa plantas e organismos vivos, como bactérias e fungos, para modificar ou remover poluentes de solos e águas, fazendo com que ao final da ação a área tratada esteja com concentração de contaminantes baixa ou inexistente

Uma empresa de grande porte do setor químico, que fabricava aditivos para plásticos, borracha e tintas, ia mudar de sede e precisava realizar a venda de seu terreno. Porém, antes da venda, era necessário fazer alguns ajustes no local, entre eles, reduzir a concentração dos contaminantes TPH e benzeno presentes no solo e na água subterrânea.

Por já ser cliente da Superbac, empresa nacional que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance, e estar familiarizada e muito satisfeita com a solução da companhia para o setor de foodservice, a empresa optou por utilizar sua tecnologia na descontaminação da área.

O procedimento realizado no terreno foi a biorremediação, um processo que usa plantas e organismos vivos, como bactérias e fungos, para modificar ou remover poluentes de solos e águas, fazendo com que ao final da ação a área tratada esteja com concentração de contaminantes baixa ou inexistente. Nesse caso, a Superbac forneceu o consórcio de bactérias para aceleração da degradação biológica do contaminante.

Para que o tratamento pudesse ser realizado, a única adaptação que precisou ser feita no local foi a instalação de poços de injeção. Dessa forma foi possível que o produto biotecnológico fosse inserido na subsuperfície.

Parâmetros

Durante todo o processo de biorremediação foram feitos monitoramentos da área a fim de analisar a eficiência da solução. “Essas verificações compreendem análises da concentração dos contaminantes a serem reduzidos, checando parâmetros físico-químicos e biológicos.  Os períodos variam de acordo com cada tratamento, mas o objetivo é garantir que tudo esteja caminhando conforme o esperado”, conta Yael Baptista, analista técnica da área de O&G da Superbac.

Anteriormente a empresa já havia tentado resolver o problema utilizando outra técnica, mas os resultados não foram positivos. Já a solução da Superbac conseguiu reduzir 49% da concentração do TPH total na água subterrânea e 85% do na concentração de TPH total presente no solo, após a terceira campanha de injeção.

“Além de estar alinhada aos princípios de sustentabilidade, nossa solução apresenta níveis de eficácia altíssimos. Ao final das aplicações, o cliente saiu bastante satisfeito com a descontaminação do solo e ampliou o tratamento para uma área ainda maior”, revela Yael.

Compartilhar
0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário