Início » Fórum abordou ESG e o crescimento econômico e sustentável da América do Sul
Autoridades e especialistas ESG debatem o crescimento econômico e sustentável da América do Sul - RMAI

Fórum abordou ESG e o crescimento econômico e sustentável da América do Sul

Realizada no Terraço Itália, na capital paulista, a 2ª edição regional do Fórum Ferrero Investe contou com as parcerias da ICC Brasil, da Embaixada da Itália, em Brasília, e da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam)

Por admin

Com a presença de autoridades públicas do Brasil, Equador, Colômbia, Chile e Paraguai, a Ferrero — companha italiana especializada em mercearia fina e detentora das marcas Kinder, Nutella, Ferrero Rocher e Tic Tac — realizou, no dia 1º de dezembro, a 2ª edição regional do Fórum Ferrero Investe, no Terraço Itália, em São Paulo. O evento debateu as oportunidades de consolidação do comércio na América do Sul e formas de apoiar o fortalecimento do ambiente de negócios na região.

“Em um contexto global cada vez mais desafiador, este é um momento de grande oportunidade de consolidação da América do Sul como um destino estratégico de investimentos. O momento foi de diálogo sobre as expectativas em torno do papel do setor privado e o fortalecimento do potencial do continente, combinando competitividade e práticas corporativas que promovam o crescimento econômico e sustentável”, avaliou Max de Simone, CEO da Ferrero no Brasil.

Convidado para o encontro, o coordenador executivo do Gabinete de Transição Governamental do Brasil, Floriano Pésaro, destacou o esforço do novo governo, recém-eleito, para garantir a retomada do crescimento nacional. “Em um país com equilíbrio fiscal, teremos mais recursos para investir na área do desenvolvimento social, especialmente educação e saúde. Mais equilíbrio, mais estabilidade, mais previsibilidade, menor taxa de juros e é isso que se espera dos próximos meses do futuro governo: uma maior estabilidade institucional, uma maior estabilidade fiscal e uma maior estabilidade do ponto de vista programático”.

 

Investimentos em ESG

 

Além de Pésaro, o secretário de Comércio Exterior do Brasil, Lucas Ferraz, e o CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, marcaram presença nas discussões sobre práticas ESG dentro do setor comercial, reforçando o papel de empresas privadas e indústria para fomentar melhores práticas e impulsionar seus setores. Para a Ferrero, o encontro também foi uma oportunidade para apresentar o crescimento e resultados dos investimentos em ESG, descritos em seu 13º relatório global de sustentabilidade.

“Obviamente, o grupo mostra um avanço muito importante em todos os planos, sobretudo nos planos de sustentabilidade. Mas, encerramos o último exercício fiscal com quase 13 bilhões de faturamento a nível global, um crescimento de quase 4% de diferença com o ano anterior”, concluiu Max, recordando que a Ferrero encerrou o ano fiscal de 2022 reunindo 107 empresas, 32 fábricas em todo o mundo. “Somos uma força de trabalho crescente — com quase 47 mil pessoas — que criam e vendem nossos produtos diretamente ou através dos nossos distribuidores especializados em 170 países ao redor do mundo”, frisou.

O Fórum, realizado em parceria com a ICC Brasil, comitê nacional da International Chamber of Commerce, com apoio da Embaixada da Itália em Brasília e da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), contou ainda com a presença do chefe do departamento comercial da Embaixada da Itália, Davide Castellani, do Adido Comercial do Paraguai no Brasil, Sebastian Bogado, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas, Thiago Mariano.

Notícias relacionadas