Com a Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade o Bureau Veritas vem garantindo transparência e rastreabilidade de indicadores ambientais, sociais e de governança das organizações. O serviço atende a uma demanda de empresas que buscam fortalecer o relacionamento com o mercado e a sociedade sobre seu comprometimento com práticas ESG e redução do aquecimento global, seguindo uma tendência já concretizada na Europa. A partir de 2024, a verificação independente dos relatórios será obrigatória para médias e grandes empresas europeias e, também, para companhias do exterior que tenham negócios no bloco europeu.
“Sustentabilidade é prioridade no Bureau Veritas e todas as soluções são pensadas para apoiar seus clientes na transição para uma economia sustentável e construir um mundo de confiança. Mais que assegurar os dados não-financeiros dos relatórios, nosso time de especialistas contribui com análises e orientações para melhorar o desempenho sustentável da empresa”, destaca Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.
Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade
O Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de apresentação dos indicadores ambientais, sociais e de governança das empresas, fortalecendo o relacionamento das companhias com investidores, além de gerar oportunidades para novos negócios. No Brasil, a divulgação do relatório é realizada principalmente por empresas de capital aberto e cada vez mais companhias e entidades setoriais estão aderindo à prática para prestar contas aos seus públicos. A iniciativa deve tornar-se global, com cada vez mais governos impulsionando a agenda sustentável e exigindo que organizações relatem seus impactos ambientais, sociais e de governança de forma transparente e confiável.
Com a Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, o Bureau Veritas verifica o cumprimento das diretrizes da metodologia escolhida pela empresa, analisando possíveis lacunas entre dados apresentados e indicando pontos de melhorias. Apesar do padrão mais utilizado ser o da Global ReportInitiative (GRI), empresas que preferem indicadores mais específicos do seu setor de atuação podem optar pelo SustainabilityAccounting Standards Board (SASB) ou, com a demanda por ações de combate ao aquecimento global, pelas diretrizes do Task Force onClimateRelated Financial Disclosure (TCFD), que têm ganhado relevância. Uma ou mais metodologias podem ser combinadas para elaboração de um relatório mais completo e abrangente. O serviço segue a norma ISAE 3 000, de garantia de informações não-financeiras, e pode ser realizado na modalidade limitada, em que são verificados os processos e a rastreabilidade dos dados reportados, ou razoável, que inclui validação mais extensa dos dados por amostragem.