Início » Apenas 5% das emissões globais corporativas estão com suas metas climáticas em andamento
Apenas 5% das emissões globais corporativas estão com suas metas climáticas em andamento - RMAI

Apenas 5% das emissões globais corporativas estão com suas metas climáticas em andamento

Conforme nova ferramenta do CDP, dados de 10 mil empresas estão disponíveis online no Action Tracker e permite acompanhar os avanços corporativos no combate ao aquecimento global

Por Sofia Jucon

Alcançar as metas climáticas está no planejamento da maior parte das organizações globais. A partir de agora é possível acompanhar o histórico desde 2019 dos avanços climáticos de quase 10 mil empresas ao redor do mundo que representam 16% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) globais. As informações são consolidadas pelo CDP, maior plataforma mundial para acompanhamento de dados ambientais de empresas, cidades, estados e regiões e podem ser acessadas no Corporate Environmental Action Tracker, disponível no site da organização.

Com atualização anual, o Action Tracker revela que, do total de empresas que divulgam seu desempenho pelo CDP, 81% possuem um plano de transição climática considerável, 60% têm metas de redução de emissões, mas apenas 24% estão no caminho para atingir suas metas climáticas. Esse último grupo é responsável por 5% das emissões globais.

Metas climáticas

A ferramenta contém informações das empresas mais influentes do mundo, sendo 91% de empresas que integram o índice FTSE 100, da FTSE The Index Company, com as 100 ações mais representativas da Bolsa de Valores de Londres, e 80% que integram o S&P 500, abreviação de Standard & Poor’s 500, índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE e NASDAQ, de Nova Iorque.

No novo recurso, é possível pesquisar sobre:

  • Volume de emissões globais, nacionais e setoriais;
  • Número de empresas com um plano de transição climática compatível com a realidade;
  • Quanto das emissões globais estão cobertas por metas baseadas na ciência, alinhadas à iniciativa Science Based Targets(SBTi);
  • Número de empresas com metas factíveis para redução do escopo 3;
  • Número de empresas que avançam no cumprimento de suas metas;
  • Impactos potenciais das metas divulgadas de redução de emissões.

“Informação de qualidade é fundamental para que as instituições definam suas estratégias eficazes de transição para uma economia de baixo carbono. Por isso, criamos uma fonte abrangente e confiável para que toda a sociedade possa consultar como estamos em relação à meta global de manter a temperatura média do planeta até 1,5ºC”, afirma Lais Cesar, diretora de desenvolvimento de negócios do CDP Latin America.

Para as empresas, o recurso serve como um norteador em relação a redução de emissões de GEE, com o fornecimento de relatórios ambientais que são essenciais para o planejamento de negócios. Para os investidores, é possível analisar o desempenho de diferentes geografias, setores e índices para tomar decisões baseadas em dados sobre investimentos e seu alinhamento ambiental.

Foto: reprodução

 

Notícias relacionadas