Home SeçõesEconomia Verde AmCham Rio anuncia vencedores do 11º Prêmio Brasil Ambiental

AmCham Rio anuncia vencedores do 11º Prêmio Brasil Ambiental

por redação

brasil-ambietalCom o objetivo de prestigiar as melhores práticas empresariais na área de sustentabilidade em curso no país, mais de 150 pessoas – entre empresários e autoridades, como o diretor de licenciamento ambiental do Ibama, Thomaz Miazaki de Toledo, e o cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story – estiveram ontem (6) no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio, para a cerimônia de premiação do 11º Prêmio Brasil Ambiental, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) e seus Comitês de Meio Ambiente e Responsabilidade Social Empresarial.

Ao todo, cinco projetos entre os 49 inscritos foram contemplados nas categorias: Água, Resíduos sólidos, Inovação, Ecossistemas e Responsabilidade socioambiental. Ao longo dos últimos dez anos, o PBA já destacou mais de 60 iniciativas realizadas por empresas, instituições de pesquisas e entidades sem fins lucrativos, sempre associados a uma ação corporativa.

“A participação do setor privado na agenda da sustentabilidade do país é fundamental, sobretudo para quem tem visão de longo prazo para negócios. A AmCham Rio está atenta a isso e, desde 2005, reconhece, incentiva e premia os esforços realizados por empresas em todo o Brasil”, afirmou Rafael Motta, presidente da AmCham Rio.

Para comemorar esse sucesso, a câmara lançou durante a cerimônia deste ano o livro Prêmio Brasil Ambiental – Dez anos de incentivo às boas práticas empresariais, resultado de um amplo trabalho de pesquisa e recuperação histórica sobre os projetos reconhecidos pela instituição ao longo da última década. O conteúdo está disponível para download, na íntegra, no sitepremiobrasilambiental.com, onde também é possível acessar o Banco de Boas Práticas Sustentáveis, plataforma navegável com detalhes sobre os projetos vencedores na última década.

Criado em 2005, o Prêmio Brasil Ambiental busca reforçar a importância do setor privado na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade, contribuindo para influenciar positivamente o comportamento de pessoas e organizações. “Esta premiação continua sólida há 11 anos. A participação do setor privado é essencial para esse sucesso. A AmCham Rio tem orgulho de promover essas iniciativas e ser parte desse movimento”, disse Kárim Ozon, presidente do Comitê de Meio Ambiente da instituição, que entregou os troféus o lado de Fabiane Turisco, vice-presidente do Comitê de Responsabilidade Social.

A cerimônia contou com a apresentação dos alunos do projeto Ação Social pela Música, uma instituição sem fins lucrativos voltada à implantação de programas de orquestras, que atualmente atende mais de 800 crianças e adolescentes em comunidades do Rio de Janeiro.

Confira a seguir os projetos vencedores da 11ª edição do Prêmio Brasil Ambiental:

CATEGORIA: ÁGUA

Projeto: Soluções que maximizam o uso racional da água na planta de Betim da Fiat Chrysler Automobiles

Empresa: Fiat Chrysler Automobiles

Resumo: Projeto para redução do consumo de água, contribuindo para melhorar a oferta e a qualidade desse recurso natural. Na planta de Betim (MG) o índice de reuso de água chega a 99% e há investimentos para aumentar para 99,4%.

 

CATEGORIA: RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto: Método 5Rs: Um aliado na gestão de resíduos da Fiat

Empresa: Fiat Chrysler Automobiles

Resumo: Desenvolvimento de ações inovadoras de gestão de resíduos na fábrica de Betim (MG), que levaram à redução da quantidade de resíduos gerados (de 51% de 1994 a 2014) e à conquista da marca de Aterro Zero em 2011.

 

CATEGORIA: INOVAÇÃO

Projeto: Ferramenta Práticas de Sustentabilidade

Empresa: Concremat Engenharia e Tecnologia

Resumo: Ferramenta para implantação de metodologia que promove práticas sustentáveis na construção civil. O projeto apresenta os benefícios obtidos em controle e redução dos impactos, capacitação de agentes envolvidos e melhoria da qualidade dos processos.

 

CATEGORIA: ECOSSISTEMAS

Projeto: Áreas de Preservação Ambiental

Empresa: Grupo Malwee

Resumo: Criação do Parque Malwee, bem como a manutenção de outras três áreas de preservação: o Pico Malwee, a Reserva Fontes e Verdes (RPPN) e uma área na Península Palmeiras em Rio dos Cedros. Juntas, as iniciativas somam cinco milhões de metros quadrados de área preservada.

 

CATEGORIA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Projeto: Programa de Educação Ambiental do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda

Empresa: Tractebel Energia

Resumo: Desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC).  Em sete anos de operação, o Programa já envolveu mais de 98 mil pessoas da comunidade local.

 

Mais informações pelo site premiobrasilambiental.com.

0 comentário

Posts relacionados

Deixe um Comentário