Início » EMAE passa a disponibilizar certificados de energia renovável
EMAE - certificados de energia renovável - RMAI

EMAE passa a disponibilizar certificados de energia renovável

by admin

A partir do dia 29 de agosto, A Pirapora Energia S.A. – PESA, subsidiária da Empresa Metropolitana de Águas e Energia — EMAE, passou a disponibilizar até 60 mil certificados de energia renovável (I-RECs). O prazo final para envio da proposta é dia 5 de setembro.
Cada Megawatt hora (MWh) produzido na Pequena Central Hidrelétrica — PCH Pirapora equivale a um I-REC que pode ser comercializado pela PESA e adquirido por empresas que possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a redução de gases de efeito estufa.
A PESA foi homologada pela The International REC Standard Foundation, organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais de energia, conquistando o Certificado de Energia Renovável denominado selo I-REC (Renewable Energy Certificate), emitido no Brasil pelo Instituto Totum.

 

Selo I-REC

 

Para adquirir o I-REC da PCH Pirapora, é preciso entrar em contato com a área de Comercialização de Energia da EMAE através do comercializacao@emae.com.br.

Ao adquirir o I-REC, o comprador contribui para a geração de energia renovável no país. O certificado permite afirmar que a energia consumida é de fonte renovável“, explica o diretor-presidente da EMAE, Marcio Rea.
Para conquistar o selo I-REC, a PCH Pirapora por um ciclo de certificação e por uma auditoria documental realizada pela empresa certificadora no Brasil. Ao atestar que produz energia através de fontes renováveis, usina pôde ser registrada na plataforma internacional de registro de transação de I-RECs (The International REC Standard), organização que fornece o serviço mundialmente.
Esse fato, além de projetar o nome da Companhia internacionalmente, coloca a sua imagem junto a de outras empresas já consagradas na questão da sustentabilidade“, ressalta o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da EMAE, Pablo Uhart.

 

Retirada de lixo

 

A PCH Pirapora, usina hidrelétrica mais recente da EMAE, foi inaugurada em 2014 e, desde então, passa por constantes melhorias de tecnologia e operação no sentido de atender seu compromisso com o meio ambiente e com a produção de energia sustentável. Além disso, a EMAE promove a limpeza e manutenção das águas do reservatório. Somente de janeiro a junho deste ano, foram removidas mais de 14 mil toneladas de vegetação e lixo flutuante em uma área de 2 mil m² do reservatório Pirapora. No mesmo período, também foram retiradas mais de 360 toneladas de lixo que se acumularam nas grades da PCH Pirapora e das outras usinas da EMAE no Médio Tietê, denominadas Rasgão e Porto Góes.

Related Posts

Leave a Comment