O relacionamento da STADLER com a J&B Recycling começou em 2008, quando projetou e construiu sua fábrica de recicláveis mistos secos em Hartlepool, Reino Unido. Desde então, a STADLER manteve-se ao seu lado, apoiando a empresa no processo de melhoria contínua da fábrica. “Melhoramos continuamente a planta e nosso foco é produzir o material da melhor qualidade possível”, diz Matt Tyrie, Diretor de Operações da J&B Recycling.
Um design flexível para taxas de pureza consistentemente altas
A composição e densidade dos resíduos recicláveis secos está em constante evolução. “Ao longo dos anos, a quantidade de papelão aumentou significativamente”, afirma Benjamin Eule, Diretor da STADLER UK Ltd. “As fábricas de triagem estão recebendo maiores volumes de embalagens gerados pelo crescimento das compras e entregas online. Outra mudança que está impactando é a mudança para diferentes técnicas de impressão em revistas, o que dificulta a separação da tinta da fibra. As embalagens plásticas também estão mudando, com multicamadas e garrafas com diferentes tipos de rótulos, tornando a deteção cada vez mais desafiadora. Os metais também evoluíram desde que projetamos a planta em 2008, com a mudança do alumínio para o metal ferroso nas embalagens de bebidas e o aumento do volume de cápsulas de café que contêm alumínio.”
Por esse motivo, as plantas de triagem precisam ser capazes de processar vários materiais de forma flexível, ao mesmo tempo em que fornecem as taxas de pureza consistentemente altas exigidas pela indústria de reciclagem. O projeto das plantas também precisa da flexibilidade de acomodar atualizações e modificações subsequentes para atender às mudanças nos requisitos.
Ao projetar a planta de triagem, a STADLER adotou sua abordagem personalizada de marca registada e baseou-se em seu profundo conhecimento de como a composição variável dos resíduos afeta o processo de triagem. Benjamin Eule diz: “A planta de Reciclagem da J&B foi originalmente projetada para processar 12 t/hora, com peneiras giratórias STADLER, transportadores e separador balístico cuidando da pré-triagem mecânica, preparando o fluxo de material para um processamento eficaz a jusante. Os transportadores garantem que o material seja enviado de forma eficiente para o próximo processo de triagem e os transportadores de armazenamento acumulam o produto antes de ser enfardado.”
Em 2017, a J&B Recycling e a STADLER trabalharam juntas em um conceito para remover papel e alumínio. Para remover o papel, a equipe da STADLER adicionou ao processo um classificador óptico TOMRA AUTOSORT® na linha de frações planas para recuperar uma alta percentagem de papel com menos contaminantes e passar por uma cabine de controle de qualidade para garantir alta pureza. Para remover o alumínio, foi instalado um Separador de Correntes de Foucault para recuperar o material não ferroso da linha de fração plana 2D.
Desde então, seis atualizações adicionais foram realizadas para otimizar a planta e atender às crescentes demandas do mercado. A última atualização teve como objetivo alcançar uma pureza ainda maior do papel e aumentar a capacidade, que agora foi elevada para 15 t/hora.
Benjamin Eule explica: “Instalamos mais um classificador óptico, o último classificador AUTOSORT®, para remover filme, garrafas plásticas e papelão da fração PAMS para obter um papel com 95% de pureza. Recirculamos os materiais que removemos na planta para serem reprocessados em seus respetivos fluxos, aumentando a recuperação da planta.”
Esta última atualização foi concluída em março de 2022 para a satisfação da J&B Recycling: “A atualização atingiu as metas que delineamos, ou seja, melhorar a qualidade, reduzir os custos de mão de obra e aumentar o rendimento”, diz Matt Tyrie. “Aumentamos a qualidade da nossa mistura dura adicionando um sistema de Deteção de Objetos a Laser (LOD) ao classificador óptico AUTOSORT®, para remover mais contaminação não fibrosa. Essa tecnologia permite que cada turno seja executado com mão de obra reduzida e permitiu que o rendimento aumentasse, pois, a qualidade da mistura dura era um gargalo na planta.”
“Em todos os anos em que trabalhamos com a STADLER, destaca-se a qualidade de seu produto e sua capacidade de cumprir prazos na instalação. Agradecemos muito o excelente planejamento dos projetos e sua capacidade de transformar ideias e desenhos em realidade”, conclui Matt Tyrie.
O processo: entregando resultados consistentemente de alta pureza
Um tambor doseador alimenta o material, que passa por uma plataforma de pré-triagem para a remoção manual de OCC (Old Corrugated Containers) e filme grande. Um tambor de peneiramento STADLER separa o material restante em três frações, Finos, Intermediárioe Volumoso. Os materiais Volumosos, acima de 170mm, passam por uma cabine de Controle de Qualidade e classificador óptico Autosort para remover papéis misturados, papelão e plásticos e produzir uma fração PAMS (Jornais, Periódicos e Revistas). A fração Intermediária, menor que 170mm, é separada emfinos, 2D e 3D pelo separador balístico STADLER STT2000. A fração plana 2D é processada por meio de separadores indutivos e classificador óptico AUTOSORT antes de uma verificação final do controle de qualidade para produzir dois fluxos, fração de papel misto e frações não ferrosas e ferrosas. A fração 3D segue por um processo semelhante, que começa com um separador magnético para posteriormente produzir frações mistas de plástico, HDP e PET. A fração fina é processada para remover contaminantes para criar um produto de vidro. Todas as frações de saída, com exceção do vidro, são enfardadas e vendidas.