O papel do gestor ambiental nas organizações

sexta-feira, 7 de outubro de 2011 [ 92 Comentário(s) - Faça o seu! ]


   

Por Fernanda Faustino

 

 

A demanda por bons profissionais em qualquer setor de uma organização é um fator intrínseco para que a empresa chegue ao sucesso. Essa demanda cresceu consideravelmente na área ambiental nas últimas décadas, impulsionada pelo avanço de leis e normas que regem a conduta das organizações nesse segmento.

Com isso, a figura do gestor ambiental ganha cada vez mais importância nesse cenário, pois é ele quem analisa desde os processos que precisam ser implementados até as consequências dessas ações para a empresa e para a sociedade. O papel do gestor é cuidar da parte ambiental da empresa, administrando os diferentes recursos para o atendimento das questões relativas ao meio ambiente exigidas pelos diversos órgãos fiscalizadores. 

As atribuições são as mais variadas. É ele quem realiza a gestão de resíduos da empresa, o controle de insumos adequado e ambientalmente correto, o treinamento dos colaboradores nas questões ambientais, o auxílio aos setores de planejamento e engenharia na escolha de locais adequados para futuras expansões, bem como o atendimento de solicitações referentes à qualidade ambiental, orientando sobre as exigências legais existentes, a realização de atividades internas e externas que visem à preservação e, mais do que tudo, a integração da comunidade para a melhoria da imagem da empresa.

De acordo com Marcos Alberto de Oliveira, coordenador do curso de pós-graduação em Gestão para a Sustentabilidade da Faap - Fundação Armando Álvares Penteado, a demanda para esse profissional no mercado de trabalho é crescente, à medida que as organizações têm adotado uma postura voltada ao desenvolvimento sustentável. "O gestor ambiental surgiu da necessidade das empresas considerarem a conservação do meio ambiente em suas estratégias de negócios, por isso, ele ganha, cada vez mais, espaço no mercado, conforme as empresas se adequam às novas legislações", explica. "Ao atuar na elaboração de projetos voltados à conservação do meio ambiente, esse profissional contribui para que a organização tenha uma gestão voltada para a sustentabilidade."

 
Marcos Oliveira, da Faap: "O gestor ambiental surgiu da necessidade das empresas considerarem a conservação do meio ambiente em suas estratégias de negócios, por isso, ele ganha, cada vez mais, espaço no mercado, conforme as empresas se adequam às novas legislações"  

Outro ponto importante, apontado por Oliveira, é a profissionalização dos gestores. "A capacitação desses profissionais é um fator fundamental, pois isso faz com que ele compartilhe informações e conhecimentos sobre as metodologias e ferramentas utilizadas no gerenciamento ambiental com os demais profissionais da empresa, além de aplicar as melhores práticas de planejamento, execução e controle de projetos voltados à sustentabilidade", explica.

Opinião do Gestor - Para Péricles de Oliveira, diretor de Meio Ambiente, Gestão de Saúde e Segurança da Siemens no Brasil, é necessário que o futuro gestor tenha algumas características imprescindíveis que irão fazer parte do cotidiano da profissão. "Um gestor ambiental não pode ser encontrado em uma mesa de trabalho, por exemplo, pois precisa ser uma pessoa extremamente proativa e participativa, que tem de se envolva em todos os setores da empresa. Quando falamos desse profissional, não falamos de uma pessoa que cuida de um setor específico, mas, sim, de uma pessoa que se envolve de forma abrangente com o negócio e seus colaboradores, além de ter muito amor pela profissão." 

Ele relata que dentre as dificuldades que o profissional enfrenta durante a carreira, a maior delas é o conformismo. "A maior dificuldade do gestor está nele mesmo", coloca. Para Oliveira, é necessário que um gestor tenha habilidade de lidar com pessoas e ser um líder nato. "Para que as pessoas cuidem e se preocupem com o meio ambiente, é preciso cuidar delas primeiro", observa.

Segundo ele, a demanda por bons profissionais de gestão ambiental tende a crescer cada vez mais. "Tivemos, aqui na Siemens, algumas pessoas que não preencheram, sequer, os quesitos mínimos para esta área de atuação", expõe.

Para ele, as organizações que não implantarem a área da gestão ambiental em suas corporações, em curto e médio prazo, futuramente irão sofrer as consequências pela própria exigência da sociedade. "A situação está mudando com o aumento da consciência ambiental em toda a sociedade. Hoje em dia, por exemplo, dependendo de onde a pessoa estiver, não se pode fumar, pois já existem, inclusive, normas com essa exigência", comenta.

 


Péricles de Oliveira, da Siemens no Brasil: "Um gestor ambiental não pode ser encontrado em uma mesa de trabalho, por exemplo, pois precisa ser uma pessoa extremamente proativa e participativa. Essa pessoa deve se envolver de forma abrangente com o negócio e seus colaboradores, e ter muito amor pela profissão"

De acordo com Mário Roberto Bazarra, doutor em Engenharia Ambiental, o surgimento do gestor ambiental não possui uma linha bem definida como a de outros profissionais, que têm suas características e atividades bem delineadas desde a existência da profissão.

O que se pode perceber, segundo ele, é que, ao longo da história, este profissional já existia sem ter, de fato, esta denominação. "Até hoje, existem profissionais que exercem a função do gestor ambiental, mas não são reconhecidos como tal", observa.

A formação necessária, segundo ele, pode ser em nível de especialização nos diversos cursos de Gestão Ambiental, porém há cursos de graduação que também capacitam estes profissionais. "Tudo dependerá da empresa. Se ela tiver a necessidade de interligar alguns setores pode, por exemplo, ser interessante um profissional com formação em segurança do trabalho - técnico de segurança do trabalho - e que tenha o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental", explica.

Para Bazarra, o gestor ambiental deve ser, antes de tudo, o elo entre os diversos setores da empresa, pois a visão holística deste profissional pode auxiliar na resolução de problemas que muitas vezes não são percebidos pelos outros. "O que se espera é que este profissional tenha uma visão do conjunto, promovendo e incitando os outros funcionários, dentro de sua especialidade, a resolverem os problemas em conjunto e em prol de uma melhoria comum", atesta. "Acredito que a maior e melhor ferramenta desse profissional seja o poder de observação e o conhecimento das leis e normas pertinentes ao trabalho desenvolvido. Isto, aliado a um apoio real por parte da empresa, deverá resultar em benefícios para a mesma", avalia. 

A inter-relação do meio ambiente com a segurança do trabalho 

Bazarra informa, ainda, que o que mais se vê nas empresas é a junção da área de gestão ambiental com a de segurança e saúde do trabalho, o que, na verdade, ajuda a reduzir gastos para o atendimento das necessidades. Porém, para que isso seja uma opção adequada, dependerá da estrutura da empresa, do tamanho da mesma, etc. Conforme ele, o que se tem observado é uma procura enorme por parte de profissionais da área de segurança do trabalho pelos cursos das áreas ambientais, muitos por exigência da própria empresa e outros pela observação da necessidade do mercado. "Particularmente, acredito que a junção seja benéfica, porém a empresa deve fazer aportes a ambas as partes e não prejudicar uma em detrimento da outra", orienta.

Outra possível formação do gestor pode ser como Tecnólogo em Processos Ambientais. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Tecnologia Ambiental, esta formação consiste em fazer com que o profissional se torne apto "a planejar, gerenciar e executar ação ambientais, bem como a realizar pesquisas tecnológicas visando a um desenvolvimento sustentável".

Segundo Fernando Codelo Nascimento, professor titular das Faculdades de Graduação e pós-graduação do SENAI, esta atividade é importante, pois supre uma necessidade do mercado de um profissional cujo perfil represente uma interface entre a linguagem do trabalho e da educação, através da identificação de competências básicas, específicas e de gestão.


 

Codelo, do SENAI: "A visão interdisciplinar é importante, pois contribue para a formação das competências básicas e específicas que nortearão a formação do tecnólogo em Processos Ambientais"

Ele explica que dentre as atribuições de um tecnólogo em Processos Ambientais estão: monitoramento e controle de poluição do ar, água e solo; auditoria ambiental; desenvolvimento de tecnologia de controle e prevenção da poluição; pesquisas acadêmicas; desenvolvimento de políticas públicas e privadas de controle e prevenção ambiental; licenciamento ambiental; operação de equipamentos de controle e monitoramento ambiental; desenvolvimento de indicadores ambientais; educação ambiental - elaborando programas e ministrando cursos; gestão ambiental de sistemas e processos ambientais - normas da serie ISO; dentre outras.

Para Codelo, é importante que o curso dê ao aluno a dimensão da visão interdisciplinar. "Em relação à Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, pode-se dizer que os cursos têm visão interdisciplinar e transdisciplinar, e não apenas multidisciplinar", relata. "Estas visões são importantes, pois contribuem para a formação das competências básicas e específicas que nortearão a formação do tecnólogo em Processos Ambientais", observa.

Thales Batista Maciel, que concluiu a formação no curso de Tecnólogo em Processos Ambientais, acredita que o mercado é favorável para os novos profissionais pela questão da sustentabilidade. "As empresas estão mudando o pensamento para conseguir se manter e ganhar espaço no mercado", afirma.

Para ele, a maior dificuldade é em relação à conscientização das pessoas sobre a importância das questões ambientais. "Algumas pessoas têm restrição em mudar quando se trata de adotar condutas ambientalmente adequadas. Uma das funções do gestor é incorporar essa mudança à cultura das organizações", conclui.

O professor Alcir Vilela Jr., coordenador de graduação das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação do Senac, destaca um aspecto relevante de responsabilidade do gestor, que é resolver a questão: "como que, resolvendo o problema de meio ambiente na organização, eu consigo fazer com que a empresa saia na frente?". Para Vilela Jr., essa questão demonstra que buscar maximizar oportunidades e ter uma visão geral é muito importante para o gestor ambiental. "Além disso, nessa área é impossível atuar sozinho. Tem que gostar de trabalhar em equipe", enfatiza.

A capacidade de negociação para atuar em situações de conflitos, segundo ele, também fará parte do dia a dia do gestor "Toda vez que falamos em meio ambiente, estamos falando de uma situação a qual todos têm direito", ressalta. "Quando um especialista está fazendo um design de um carro ele pensa no consumidor. O gestor, entretanto, deve pensar, além de no consumidor, na comunidade do entorno, nas ONGs, nos acionistas e nos concorrentes. O profissional tem de ter muita habilidade para ouvir interesses de ambos os lados e é natural que se tenha conflitos de interesses nessa área. Quem gosta desse tema vai se dar muito bem", finaliza.

 


Links Patrocinados

Comentários

 Nome:  *  E-mail:  *

Comentar *

Os comentários estão sendo moderados, não é necessário re-enviar!
Em breve o comentário estará disponível! E-mail não será exibido! 

  • roseni alves dos santos 08/11/2014 09:54:17 è tudo resume em conciência ....
  • Tania Cristina Fernandes 10/06/2014 15:15:36 ola boa tarde,curso 1º semestre em gestão ambiental UNIGRAN-CAPITAL,MS,estou adorando,mas não trabalho na area estou a procura de estagio remunerado,abraços
  • hugo marcio duarte 30/05/2014 09:43:34 ola! sou gestor ambiental, e gostaria de ter informacoes aprofundadas sobre a ligação entre a gestão ambiental e a agricultura.
  • calvin de Araujo 11/05/2014 17:33:31 Terminei meu curso a 2 anos tecnólogo em gestão ambiental o curso onde eu fiz não pega o CREA já viajei en vários estados e não aceita o curso da UNopar no CREA. As empresas não querem saber de cra crq .e o conselho do CREA já fiz muitas entrevista eles pedem isso .... Eu não estou Trab na área por que e um curso que não e reconhecido e inrrolado .... Estou fazendo faculdade de ciências contáveis o curso tecnólogo só vai enrrolar sua vida e seu bolso não e aceito não faça .....obrigado...
  • calvin de Araujo 11/05/2014 11:53:50 Terminei meu curso a 2 anos tecnólogo em gestão ambiental o curso onde eu fiz não pega o CREA já viajei en vários estados e não aceita o curso da UNopar no CREA. As empresas não querem saber de cra crq .e o conselho do CREA já fiz muitas entrevista eles pedem isso .... Eu não estou Trab na área por que e um curso que não e reconhecido e inrrolado .... Estou fazendo faculdade de ciências contáveis o curso tecnólogo só vai enrrolar sua vida e seu bolso não e aceito não faça .....obrigado...
  • Carla 27/03/2014 13:01:50 Estou no último semestre do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental e pretendo fazer pós em Sistema de Gestão Integrada.

    A maior dificuldade que encontro é que as empresas só contratam que tem experiência, e os recém formados ficam a ver navios...
    Acredito que as empresas deveriam dar mais oportunidades a recém formados, investindo em um treinamento interno.
  • aldiney Flávio 10/03/2014 23:30:40 To muito grato pois tiraram minhas dúvidas curso o último semestre d gestão ambiental e estava cheio d dúvidas q agora foram resolvidos.
  • Jonas Aragão 12/02/2014 15:51:28 Me formo em tecnologo em Gestão Ambiental esse ano, e queria saber qual especialização mais procurada no mercado de trabalho pelas empresas?
  • wandson oliveira leoncio 18/01/2014 01:46:07 olá me formei em gestão ambiental e gostaria de saber qual pós seria melhor pra fazer, qual é mais procurada pelo mercado de trabalho.
  • Wylla eloy 15/01/2014 16:34:31 Boa tarde,

    Gostaria de saber quias são os cursos de pós graduação, pois vou me formar em gestão ambiental. venho pesquisando mais sem sucesso.

    Grata
  • Anderson 04/01/2014 18:56:59 me formei a pouco tempo em gestão ambiental, agora pretendo fazer uma pós, mais ainda tou me duvida em qual; queria muito estagiar na área também, ainda não consequi entra nome mercado de trabalho!!
  • Glecia ieda 19/12/2013 17:17:51 Olá boa tarde, sou Gestora Ambiental tenho 24 anos me formei ja tem um ano, Adorei a curso que fiz mais aqui hem goias na cidade onde vivo nao tenho muita oportunidade crescer busko sempre pesquizas sobre meu curso para poder me informar mais sobre minha area adorei essa materia me ajudou bastnte estou a procura de um pos gradução em Gestao Ambiental em Uberaba minas gerais para poder entra com tudo na minha profição se vcs puder me informa serei muito grataa vcs !!!!! boa tarde
  • ana ricarda gomes da silva 18/11/2013 01:27:20 curso o terceiro semestre gestão ambiental,realmente bem abordado o, tenho dificuldades na aulas pratica pois são poucas,pois ainda ñ trabalho na area ,sou secretaria,mas pretendo atuar na area ,si precizarem de estagiaria estou as ordens ,obrigada
  • SILVANA OLIVEIRA BATISTA DE SOUZA 28/10/2013 01:03:28 PARABÉNS AO PROFESSOR PELO INTERESSE EM DIVULGAR COM MAIOR AMPLITUDE UM TEMA TÃO ATUAL PORÉM POUCO ABORDADO PELA SOCIEDADE. COM CERTEZA MUITA GENTE VAI SE REDESCOBRIR COM ESSAS INFORMAÇÕES E DECIDIR QUAL PROFISSÃO SEGUIR. REALMENTE O LEQUE ABERTO SOBRE O ASSUNTO É EXTENSO! É ENCORAJADOR. OBRIGADA.
  • su 26/10/2013 23:41:29 Boa noite...
    gostaria de saber, se alguém que se formar em Gestão Ambiental pode se especializar em Engenharia em Segurança do Trabalho ?23
  • maria 05/10/2013 17:04:17 sou gestora ambiental estou fazendo pós de licenciamento auditoria ambiental . e estou disponìvel a trabalho
  • claudemar chaves 02/10/2013 09:39:09 ola, sou tecnologo em gestaõ ambiental gostei muito da materia foi muito legal mais presiso de atuar no canpo de trbalho.
  • Solange Alves 21/09/2013 21:55:10 Olá.
    Acabei de me formar em Gestão Ambiental e estou em dúvida sobre qual Pós Graduação devo fazer.
    Estou na verdade, em dúvida no "MBA em Gestão Estratégica de Projetos" e "MBA em Gestão Integrada: qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho".
    Qual seria a melhor opção?
    Desde já, muito obrigada.
  • sunara 19/09/2013 20:43:50 Boa noite...
    gostaria de saber, se alguém que se formar em Gestão Ambiental pode se especializar em Engenharia em Segurança do Trabalho ?
  • snara 19/09/2013 20:28:14 Boa noite...
    gostaria de saber, se alguém que se formar em Gestão Ambiental pode se especializar em Engenharia em Segurança do Trabalho ?
  • KATIA 07/08/2013 13:29:03 COMO GESTORA AMBIENTAL, QUAIS SÃO AS MATERIAS QUE POSSO ELIMINAR NA ENGENHARIA AMBIENTAL? E EM QUANTOS ANOS POSSO FAZER ESSA GRADUAÇÃO? E EM QUAL OUTRA ÁREA POSSO ME ESPECIALIZAR PARA TER ACESSO AO SIS. PEROBRAS?
    COM GESTORA POSSO ATUAR COMO TEC.?

    DESDE JÁ OBRIGADA!

    KÁTIA
  • Jeferson Vital 06/08/2013 13:42:05 Bom, ganhei uma bolsa pelo Prouni para Gestão Ambiental, começo esse mês 08/2013 a estudar, a expectativa é grande. Desde já procuro estágio na área. Qualquer coisa meu email: jefersonjdv@hotmail.com
  • Kamylla 03/08/2013 09:30:13 Olá..
    Estou cursando o 1° período de Gestão Ambiental na Faculdade Católica do Tocantins, me identifiquei bastante com o curso, realmente espero alcançar os meus objetivos!! Espero que esse curso possa crescer cada vez mais!! A Todos eu desejo uma boa sorte, e que Deus possa abençoar a vida de cada um de vocês.
  • sergio 24/07/2013 18:03:46 boa tarde galera...estou começando a cursar Gestao Ambiental e, estou muito animado. Espero q no termio do curso eu ja consiga engrenar na ária. Boa sorte a todos......
  • Sabrina Fonseca 23/07/2013 10:45:44 A reportagem ajudou muito na decisão de especializar em gestão ambiental . Obrigada
  • Marcelo 01/07/2013 20:47:21 Estamos RECRUTANDO profissionais da área de Gestão Ambiental com experiência de mais de três anos atuando na indústria, principalmente em relação a E.T.E, nomas do CONAMA e CETESB. Relatório do IBAMA, Artigo 19A, CADRI, Destinação de Resíduos entre outras atividades diárias na rotina da indústria. Envie já o seu curriculum!
    ### rh@marwal.com.br ###
  • MARGARETE 29/06/2013 23:38:59 OLÁ, ESTOU INICIANDO MINHA GRADUAÇAO EM GESTÃO AMBIENTAL É UMA BOA ESCOLHA?
  • Maria Rosilene Sousa Galvão 11/06/2013 13:51:15 Gostaria de saber onde posso estagiar,sou aluna da unopar fechando o primeiro bimestre de Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Moro na de Crateús-Ce.
  • ricardo valério 21/05/2013 12:32:11 me formei em tecnologia em agronegócio e quero pós graduar em gestão ambiental. é uma boa escolha?
  • Luan 14/05/2013 16:37:11 Boa tarde gostaria de saber, se alguém que se formar em Gestão Ambiental pode se especializar em Engenharia em Segurança do Trabalho ?
  • antonio coelho da silva 11/05/2013 14:10:02 Estou no primeiro semestre na graduação de Gestão Ambiental, gostei muito da matéria trabalho em uma ( RPPN ) Reserva Particular do Patrimônio natural no Sesc Pantanal - MT, sou Guarda - Parque a mais de 13 anos tenho muita prática em diversas área de pesquisa na reserva quero me forma e atuar de maneira mas técnica na área ambiental gosto muito do que faço, desenvolvimento sustentável é garantia equilíbrio ambiental.
  • Benedito Miranda 30/04/2013 18:17:34 Sou Formado em Administração de Empresas e estou especializando em Pericia e Gestão Ambiental. Gosto muito deste assunto e sei que um grande desafio para minha Carreira devido a minha classe formadora. Mas vejo um grande leque se abrindo e busco sempre inovar meus conhecimentos nesta area ambiental.
  • Rosangela Ferreira de Oliveira 24/04/2013 08:38:50 Bom dia!

    sou estudante de Graduação de Gestão Ambiental pelo IFPE estou no 3°semestre,atualmente trabalho como recepcionista!.. preciso colocar em pratica minhas teorias. Quero fazer estágio e aqui onde moro em Camaçari-BA não temos oprtunidades de estágio.
  • la la la 24/04/2013 05:20:59 gostava de saber onde se pode trabalhar como gestão ambiental
  • Edelzuita Batista 24/03/2013 11:42:57 Moro em Camaçari-BA; estou cursando 3º semestre Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental pelo IFPE, necessito urgente de um estágio na área, e as possibilidades aqui na Bahia são mínimas,estou concluindo a fase de Legislação e preciso por em prática minha teoria.
  • helio trevizani 23/03/2013 19:43:52 ola , estou me formando em julho, e gostaria de trabalhar nesta area, porque sempre fui interessado nas questoes ambientais, mas minha dificuldade e entrar no mercado, se alguem puder me ajudar serei grato.
    htjr031@hotmail.com
  • Ellen 15/03/2013 16:35:51 Boa tarde,
    sou tecnologo em gestão ambiental gostei muito da matéria parabéns... estou encontrando dificuldades para inserir no mercado.Alguém poderia me auxiliar? ou me dar algumas dicas?meu email:ellenambiental@gmail.com
  • Ellen 15/03/2013 16:32:44 Boa tarde,
    sou tecnologo em gestão ambiental gostei muito da matéria parabéns... estou encontrando dificuldades para inserir no mercado.Alguém poderia me auxiliar? ou me dar algumas dicas?meu email:ellenambiental@gmail.com
  • claudia de oliveira pinheiro 05/03/2013 21:36:04 eu estou estudando gestâo ambiental
  • mara simony 01/03/2013 09:17:35 Olá, bom dia. Formo em julhoo 2013 em Gestão Ambiental, estou encontrando dificuldades para inserir no mercado, pois ainda não tenho experiência. Preciod e alguém que possa auxiliarm-me poderia me ou dar-me algumas dicas!Meu email: simony.ro@hotmail.com.
    Grata desde já
    Mara Simony de Oliveira
  • Luiza B. 15/02/2013 13:50:36 Sou formada em gestão ambiental desde 2010 e trabalho na área há quatro anos. Tive muita sorte de ter sido efetivada no meu estágio logo após o término da graduação, mas vejo muitos colegas que optaram por trocar de área por falta de colocação no mercado de trabalho. Intenciono fazer MBA em biodiversidade e ano que vem cursar biologia/licenciatura, para poder aumentar minhas opções.
  • Antonio Coelho da Silva 13/01/2013 20:20:33 Sou guarda - parque, na Empresa: SESCPANTANAL - MT a 13 anos, vou fazer graduação em GESTÃO AMBIENTAL pela unisul - SC, gosto de todos os assuntos ligado na área ambiental.
  • genita mateus fonseca 11/01/2013 15:48:00 Olá, tenho 56 anos e me formo em julho deste ano em Gestão Ambiental, adoro o curso pq tudo que se trata ao meio ambiente é maravilhoso estudar, é uma grande descoberta,. apesar da minha faculdade ser à distância, tenho algum conhecimento, mas não estou preparada para o mercado de trabalho, falta muito ainda, mas quero me especializar em segurança do trabalho, e Espaços rurais, o que acham? será que tem mercado? obrigada genita - Palmas TO
  • Gusttavo 09/01/2013 16:42:53 Olá me formei em junho 2012 em Gestão Ambiental, estou encontrando dificuldades para inserir no mercado, pois ainda não tenho experiência. Alguém poderia me auxiliar? ou me dar algumas dicas?meu email: gustavoemm@hotmail.com
  • Jozlene de Arruda Rondon 05/01/2013 15:31:03 por favor alguém me arrume um trabalho sou bióloga, gestora e perita ambiental , mas ta difícil encontrar uma colocação no mercado de trabalho, não sei mais oque fazer ......peço uma forçinha de vocês. desde já agradeço, abraços a todos
  • simary 03/01/2013 18:00:22 Muito bom os comentários. Bom, sou formada em Gestão Ambiental há um ano e agora consegui um emprego em uma Secretaria de Meio Ambiente, auxiliando o Secretário. Gostaria de informações sobre criação de projetos, como por exemplo, educação ambiental nas escolas e criação de horta nas escolas. É a primeira vez que vou trabalhar. me ajudem por favor! Obrigado.
  • eliete cruz 17/12/2012 23:26:26 Oi pessoal sou técnica em segurança do trabalho e agora fiz a junção de tecnologo de gestão ambiental, estou amando trabalho está muito facil, pois vc esta com as duas atribuicões das duas profissões, e a empresa só tem a ganhar, esta com um profissional fazendo o trabalho de dois, com o mesmo conhecimentos e as mesmas atribuições vamos la corra em frente ,que o mercado esta ai basta vc procurar.
  • Rozalina dias Guedes 16/12/2012 20:15:08 Olá, sou especializada em desenvolvimento e meio ambiente,(2012) é uma área para quem tem muita afinidade, pois gostaria de atuar na mesma, mas ainda vejo dificuldades para ingressar neste meio, por não ter experiências.
  • Antonio Duarte de lima 20/11/2012 16:21:52 Olá pessoal, este é um importante assunto, principalmente agora , que a questão do meio ambiente está tão em evidencia. Adoro tudo que é relacionado ao meio ambiente, pretendo me formar nesta area, más primeiro quero fazer um tecnico em segurança do trabalho, depois investir nesta area. Minha duvida é, por que já passei dos trinta e acho que vai ser muito dificil... alguem me diria mais sobre isto? teria uma idade mas apropriada sobre este curso? . meu email :
    (duartelima@hotmail.com.br)
  • Antonio Duarte de lima 20/11/2012 16:14:53 Olá pessoal, este é um importante assunto, principalmente agora , que a questão do meio ambiente está tão em evidencia. Adoro tudo que é relacionado ao meio ambiente, pretendo me formar nesta area, más primeiro quero fazer um tecnico em segurança do trabalho, depois investir nesta area. Minha duvida é, por que já passei dos trinta e acho que vai ser muito dificil... alguem me diria mais sobre isto? teria uma idade mas apropriada sobre este curso? . meu email :
    (duartelima@hotmail.com.br)
  • Ana Meolla 18/11/2012 17:39:13 Sou aluna do curso de gestão ambiental e não consigo estágio. Maioria dos formados não tem sequer previsão. Fazia curso de engenharia ambiental mas tb não conseguia estágio. Só efetivos e para quem tem experiência. Larguei pq a faculdade é cara. Tô aqui prestes a abandonar o curso de gestão pq não consigo estágio. É um futuro MUUUUUUUITO distante mesmo? e isso que faço especialização junto, nem assim ^^ força aí!
  • Renan 22/10/2012 14:12:37 Sou formado a mais de dois anos, tenho vários cursos na área, adorei o curso porém não consigo encontrar vagas para me aprimorar no conhecimento, muitas empresas buscam ou técnico ou Engenheiro o gestor fica de lado.
  • Aureo Matos Prado 20/10/2012 00:01:54 Sou Gestor Ambiental, gostei muito da identificação das responsabilidades dos gestores.
  • cleide 16/10/2012 16:57:42 sou tecnóloga em gestão ambiental desde de 2010, mais estou encontrando muito dificuldade na área de trabalho não consegui nem um emprego na minha área,ainda não tenho experiencia na área.
  • kelvely 13/10/2012 14:51:55 Estou ainda conhecendo mais sobre essa área,no entanto estou cursando Gestão Ambiental no 2período e estou achando essa área interessante,estudar impactos ambientais no atual mundo moderno...
  • Ana 24/09/2012 15:24:45 Estou em São Paulo!

    Grata
  • Ana 24/09/2012 15:23:41 Olá me formei em junho 2012 em Gestão Ambiental, estou encontrando dificuldades para inserir no mercado, pois ainda não tenho experiência. Alguém poderia me auxiliar? ou me dar algumas dicas? meu e-mail anamora.dmf@gmail.com
  • francisco eriston rabelo 14/09/2012 17:42:36 parabens,essa e uma otima profissão,eu estou fazendo segurança do trabalho,pretendo fazer gestão ambiental.
  • avner 31/08/2012 10:17:40 Bom dia,
    muito construtiva essa matéria, sou formado em Gestão do Meio Ambiente, mas o mercado ainda esta abraçando essa ideia verde, mas acredito sim que é uma área que vai vingar para todos nós.
    Sorte a todos!!
  • Adenilson Costa de Oliveira 24/08/2012 22:45:33 Boa noite!

    Gostaria de parabenizar essa excelente materia que se refere a quetão do meio ambiente visto que não tem mais como não fala desse tema, de suma importância para o mundo. Fico feliz com crescente gama de cada vez mais profissionais na área, sou formado em Técnico de Segurança, Técnico Agricola, Tecnológo em Processos Gerenciais e atualmente fazendo Pós Graduação em Gestão e Educação Ambiental.
    Abraço,
    Adenilson C.Oliveira.
  • Arias sousa sousa da silva junior 16/08/2012 14:10:37 olá sou acadêmico do curso de gestão ambiental gostaria de dica para atuação desse profissional. desde já muito obrigado!!
  • Edvaldo de carvalho Barros 13/08/2012 10:47:08 bom dia, prezados gestores ambientais, recém formado estou encontrando barreiras para atuar na areá, devido falta de experiência, ressalto que gostei muito do conteúdo postados por pessoas que trabalham, com intuito de contribuir para o meio ambiente e suas interações sócio econômico, ambiental e cultural visando educação ambiental para sociedade. meu edvaldo.gestor@yahoo.com.br preciso trabalhar, muito obrigado.
  • Edvaldo de carvalho Barros 13/08/2012 10:17:52 bom dia, prezados gestores ambientais, recém formado estou encontrando barreiras para atuar na areá, devido falta de experiência, ressalto que gostei muito do conteúdo postados por pessoas que trabalham, com intuito de contribuir para o meio ambiente e suas interações sócio econômico, ambiental e cultural visando educação ambiental para sociedade. meu edvaldo.gestor@yahoo.com.br preciso trabalhar, muito obrigado.
  • Carlos P Santos 28/07/2012 14:32:37 Passei no vestibular para gestão ambiental, fiquei alegre e muito satisfeito por ter encontrado tema tão rico, quero agradecer pelas informaçoes, abraços.
  • Carlos P Santos 28/07/2012 14:30:22 Passei no vestibular para gestão ambiental, fiquei alegre e muito satisfeito por ter encontrado tema tão rico, quero agradecer pelas informaçoes, abraços.
  • Diego Amorim 27/07/2012 00:45:33 Não vai pelo salario nem pelo que os outro falam, vai em que seu coração manda, aquilo que voce quer ser com um bom espirito de servir, estou no 1ºsemestre de gestão ambiental e ja me sinto com alegria e a paixão de ajudar nosso planeta chamado TERRA. Porque isso ja vem de dentro. valeu meus irmãos.
  • Lucia H. Araujo 07/07/2012 20:52:43 Foi muito bom encontrar matéria sobre gestão ambiental, pois sou gestora ambiental.Gostei muito e me incentivou a seguir em frente e alcançar meus objetivos que é atuar nas empresas e demais seguimentos, mas ainda encontro obstáculos e oportunidades na região onde resido que é Rondônia.
  • valdineia 14/06/2012 13:54:12 Gostei muito da reportagem acredito que novas ideias virão afavor do meio ambiente confio que o mercado de trabalho deverá abrir as portas para novos gestores ambientais.
  • valdineia 14/06/2012 13:52:52 Gostei muito da reportagem acredito que novas ideias virão afavor do meio ambiente confio que o mercado de trabalho deverá abrir as portas para novos gestores ambientais.
  • Alessandro Anghinoni 23/05/2012 11:39:27 Bom tarde...
    Parabéns pela excelente matéria.
    Estou cursando o curso de Processos Ambientais da faculdade SENAI Mario Amato, inclusive conheço o professor Codelo. Estou terminando o 1° semestre do curso e pretendo continuar justamente para entender melhor a questão interdisciplinar.
    Abraços.
  • josiele Almeida de araujo 17/05/2012 15:53:06 bom !!!! parabens pela materia eu estou graduando em gestao ambiental estou no terceiro modulo moro em uma que nao tem opção de emprego todos mim desaanimam disse que este curso e o mesmo que xompra um diploma nossa!!!! tenho bastant medo de ficar desempregada.....abraççççç fiquei mais feliz depois que li esta materia .
  • Alexandre R. Fonseca 07/05/2012 07:40:45 Sou tecnologo em Gestão ambiental. E vendo essa materia reforça mais ainda meu conceito sobre a participação e envolvimento sobre o meio e interação entre as partes.
    Parabens pela materia
  • Jo Camurci 06/05/2012 16:24:51 Oi,boa tarde!!Sou de Coxim,MS estou me formando em gestão ambiental agora em julho,e já estou fazendo minha pós graduação em auditoria e licenciamento ambiental.Fico feliz em ver os comentários anteriores feito por pessoas muito experientes,isto nos deixa motivados e cada vez mais feliz no que estamos fazendo,não vejo a hora de estar com o meu CREA em mãos para poder ser uma boa profissional,pois sou apaixonada pelo que faço!Abraços Jo Camurci.
  • Jayles M. da Costa Júnior 04/05/2012 11:02:29
    Parabéns pela excelente matéria. Divulgarei o informe para todos os alunos da minha classe na faculdade e da minha área de atuação.

    Sou técnico em segurança do trabalho, graduando em gestão ambiental, trabalho em uma empresa do seguimento offshore e pretendo me especializar em QSMS. Possuo experiência internacional e falo Inlgês fluente; Estou procurando atender a demanda cada vez maior do mercado de trabalho.
  • Milena Gomes Simão 04/05/2012 10:53:19 Bom dia,
    Parabéns pela excelente reportagem.
    Sou bióloga pós-graduada em Gestão Ambiental. Atualmente, estou cursando a graduação em Engenharia de Produção, justamente para entender melhor a questão interdisciplinar e ser capaz de atuar em todos os setores de uma grande empresa.
    Sds,
    Milena Simão
    (milenasimao@gmail.com)
  • Robson de Oliveira Machado 03/05/2012 23:35:16 Olá gostei muito da materia pois falou de meio ambiente é comigo mesmo! Então Faço Técnico em Meio Ambiente e Graduação em Gestão Ambiental.Pessoal as Geleiras estão derretendo e isso é Fato e contra fato não há argumento.O Aquecimento Global é o vilão. Temos que nos unir e colocar nas mentes das PESSOAS que o Meio Ambiente é a VIDA, Se as Geleiras derreter o mar chegará a 100 mts
    acima do seu nivel, Ai !!! que DEUS tenha pena das nossas Almas.
  • Flávio Gabriel Silva 02/05/2012 16:46:48 Boa tarde,
    Gostaria de parabenizar a excelente reportagem sobre Gestores Ambientais.
    Sou Graduado em Gestão Ambiental, estou cursando MBA em QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) on e offshore e por causa da grande demanda e da junção das áreas de segurança do trabalho e meio ambiente estou cursando também Técnico em Segurança do Trabalho, visando uma melhor aceitação por parte das empresas para um profissional multidisciplinar.
    Att.
    Flávio
    flaviogabriel.s@hotmail.com
  • vera matos 02/05/2012 10:17:36 gostei muito das informções sobre o gestor ambiental, sou acadêmica da universidade do paraná polo de itajubá, achei muito interessante o que foi relatado, mas preciso fazer estágio e sinto muita dificuldade na minha cidade apesar de ter um distrito indusrtial muito bom, mas quase não tem oportunidade de estágio para os estudantes, me formo no proximpo ano é impórtante sim porque no estágio você adquiri expêriencias, gostária que as empresas dessem mais atenção aos estudantes da região, obrigada um abraço...
  • CLEUDIMAR SIRIACO TEIXEIRA 22/03/2012 11:36:46 Estou concluindo o curso de Gestão Ambiental este ano de 2012, mais confesso que estou ansiosa para atuar na area.Adorei a materia,e um encetivo a mais pra nos gestores ambientais.
  • CARLOS ALBERTO BEZERRA 08/03/2012 17:56:06 Parabéns pela matéria eu sou estudante de GESTÃO AMBIENTAL.etrabalho no patrulhamento ambiental
  • Sandro Aparecido Medeiros 06/03/2012 14:13:17 Atualmente estou no V módulo de Técnico em Meio Ambiente no Senac da cidade de Marília e iniciei a faculdade -Tecnólogo em Gestão Ambiental (EAD) na Unopar.
    O assunto é de extrema importância e vital para a realidade de nosso País e do Mundo, visando um Futuro melhor para as próximas gerações.
    Não trabalho na area mas além de meu interesse em trabalhar na area ambiental estou procurando implantar SGA na empresa onde trabalho atualmente assim como PNRS.
  • Paulo Gomes 16/02/2012 16:50:57 Sou Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental em Cuiabá-MT, achei muito interessante a matéria e pretendo me adequar às necessidades das empresas/indústrias, bem como me especializar cada vez mais par o bem das indústrias, mas acima de tudo do nosso planeta! Pois Gestão Ambiental é uma questão de saúde pública.
  • helia cardoso 11/02/2012 15:54:16 sou tecnologo em gestão ambiental gostei muito da matéria parabéns... e isso ai vanos cuidar do nosso planeta.
  • Tácito Melo Normando 31/01/2012 12:54:54 Sou Eng. Ambiental e gostei muito da matéria, achei legal a ênfase nos cursos técnicos, tecnólogos e de especialização mas achei pobre no relato do curso de graduação em Eng. Ambiental. O mercado hoje, tem disponível uma gama variada de profissionais na área ambiental e isso é muito bom para todos, fato que não acontecia ha 10 anos atras.
  • Clarissa 30/01/2012 16:24:45 Favor corrigir, no útimo parágrafo: "Quando um especialista está fazendo um designer de um carro ele pensa no consumidor."
    Ninguém faz DESIGNER. DESIGNER é o profissional que faz DESIGN.
  • Paulo Rogério S. Vieira 26/01/2012 18:35:52 Olá, sou formado em adm. de empr. e licenciado em História, pós em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O tema abordado é muito legal, principalmente para os novos profissionais o mercado vai crescer muito. Matéria muito 10.
  • Cláudio Terra 15/01/2012 19:41:47 Por favor, moro no interior de São Paulo e onde consigo fazer tal curso? Obrigado
  • José Correia dos Santos 24/11/2011 17:37:37 SOU FORMADO EM ADMINISTRAÇPÃO DE EMPRESAS COM ENFASE EM GESTÃO AMBIENTAL ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL E NO MOMENTO FAÇO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIWETAL -UNOPAR
    QUEIRO -ME APROFUNDAR NAS GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS VOLTADAS PARA AS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO
    UM ABRAÇO
    JOSÉ CORREIA
  • Salomão Barros Kapoko 12/11/2011 10:45:55 ...a natureza é a mãe de todas as criaturas
  • Marcos 13/10/2011 18:12:23 Sou fã deste tema...meu TCC foi sobre impacto meio ambiente e seus risco e faço parte de um comitê de banco ideias sustentável na empresa.Parabéns pela matéria.
  • João Carlos dos Santos Andrianchyk 11/10/2011 23:07:40 Sou tecnologo em gestão ambiental gostei muito do assunto abordado e pretendo atuar em grandes projetos nesta area.
    Acredito que a educação ambiental seja o melhor caminho para se ter proficionais e tambem comunidades envolvidas com o desenvolvimento sustentavel no futuro.
  • Mor TallaThioune 08/10/2011 09:29:59 Bonjour je Désire vraiment faire avec votre société une traction commercial -formation+contact .ET je vous donne rendez-vous lors du salon de FIMAI Merci

    Le Directeur commercial

Agenda de eventos


Publicidade





Formas de Pagamento

PagSeguro

Newsletter

Nome:

Email:

Desejo receber informativos dos parceiros da Revista Meio Ambiente Industrial

Social