Conservação e Preservação - Formas diferentes de interagir com o meio ambiente

Flavio Oliveira Veja mais deste autor
    |

|     quinta-feira, 4 de novembro de 2010 [6 Comentário(s)]


Flavio Oliveira
E-mail: flavio.oliveira@pmanalysis.com.br
Site: www.pmanalysis.com.br 

 Os termos “conservação” e “preservação” são frequentemente confundidos como sendo variações do mesmo conceito. Embora todos nós acreditemos que a semântica seja menos importante do que o conceito em si é importante esclarecer tais conceitos ou, no mínimo, fazer com que as interpretações sejam convencionadas, de forma a manter o mínimo de comunicabilidade e clareza das informações que circulam dentro da empresa e entre diferentes organizações.

Os chamados conservacionistas são aqueles que acreditam que o progresso, além de implacavelmente certo, é benéfico aos interesses humanos, desde que não seja conseguido a preços altos demais, especialmente aqueles pagos pela natureza. O princípio conservacionista não se opõe à utilização de recursos naturais no decorrer do processo evolutivo da humanidade, mas sim ao seu uso indiscriminado com propósitos pouco nobres ou evitáveis. Assim, é possível entender o conservacionismo se tivermos como principais beneficiários da conservação do meio ambiente as gerações que virão depois de nós. Trata-se de conservar hoje para que não falte amanhã. Algo muito simples e intuitivo, mas que normalmente negligenciamos por termos uma forte tendência de tomarmos nossas atitudes baseados nos efeitos de curto (frequentemente curtíssimo) prazo.

Como forma de evitar a tentação do imediatismo, algumas correntes de pensamento adotam a simples regra de manter a natureza como está hoje, ou como era há alguns anos. Nesta categoria de pensadores e ativistas enquadramos os preservacionistas, pessoas cujos esforços residem na tentativa de preservar os recursos naturais da mesma forma em que estariam se não houvesse homens sobre o planeta. Entre os preservacionistas encontra-se a maioria dos ativistas ambientais e Organismos Não governamentais de Preservação.

Afora nossas opiniões pessoais, que tendem mais para um lado que para outro, é impossível não associar as organizações empresariais contemporâneas como, na melhor das hipóteses, conservacionistas. Certamente encontraremos empresas mais ou menos preocupadas com o impacto causado por suas atividades ao meio ambiente, contudo, grosso modo todas elas necessitam de certa forma dos recursos que a natureza oferta para sua própria sobrevivência. Entendido isso, fica claro que todos os esforços que estas organizações despenderem na tentativa de mitigar seu impacto intrínseco serão entendidos como atitudes conservacionistas que, embora imbuídas de interesse econômico, também trarão consigo a preocupação com as consequências futuras das suas atividades atuais.

A Ecoeficiência é uma das abordagens mais modernas para a canalização destes esforços, pois organiza o pensamento dos gestores dos processos virtualmente poluidores ou consumistas, potencializando a sua capacidade investigativa e criativa para a obtenção de soluções alternativas para as práticas atualmente adotadas, tendo como premissa a redução dos impactos ambientais e a diminuição dos gastos gerados por eles. Entender a forma como interagimos com o meio ambiente é fator primordial para a nossa existência e progresso sustentáveis, e há diversas metodologias para a identificação e a avaliação desta interação. A mais comum e eficiente é a Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais, que a partir do estudo das atividades, produtos e processos de uma empresa, determina as prioridades, permite a identificação de ações de mitigação ou eliminação dos aspectos ambientais, e permite a gestão preventiva de eventuais impactos.


Links Patrocinados

Comentários

  • Danielly albuquerque 11/02/2014 11:27:08 Éh até que o texto me ajudou!
  • Iraci G. machado 08/08/2013 14:31:45 Fiz a leitura desse texto e gostei do conteúdo
  • Mosés A. Francisco 01/07/2013 05:15:55 os conservacionistas embora com a ideologia de conservar os produtos que fornecem a estabilidade na sua atividade laboral acabam por ser também ideias evolutiva dos preservacionistas do meio ambiente...
  • Ruy Nogueira 02/08/2012 10:42:04 muinto si fala mas pouco si fas..
  • beatriz 18/04/2012 20:16:41 gostaria que tiver videos para agenta da uma olhada
  • EDY 11/11/2011 11:46:30 gostaria que desse uma olhada em um video no youtube que tem a ver com seu tema, o titulo do video é:"RODO RECICLADO COM SOBRAS DE MOLDURA E CANOS DE PVC faça voçe mesmo"abraço.
First 1 Last 
Comentário

Nome: 

E-mail:


Os comentários estão sendo moderados, não há necessidade de re-enviar. Em breve o comentário estará disponível!

O e-mail não será exibido!
< Voltar

Agenda de eventos


Publicidade





Formas de Pagamento

PagSeguro

Newsletter

Nome:

Email:

Desejo receber informativos dos parceiros da Revista Meio Ambiente Industrial

Social