O Programa Encontr@rte exercita nas pessoas o potencial de interferência na realidade ecológica que as cercam . Os ensinantes trabalham comportamentos a favor da natureza por meio da música, teatro, artes plásticas, dança e oficinas, o resultado é a motivação internalizada de cada participante na proposta pedagógica, muito além da simples conceituação do termo sustentabilidade. De cunho vivencial, promove cultura cidadã e solidária em organizações públicas e privadas, tendo como projeto piloto e anos de atuação, a escola Carlos José Ribeiro, na cidade de Atibaia-SP.
Atuante desde 2000 na FIMAI - Feira Internacional Meio Ambiente Industrial, o Programa Encontr@rte aborda o cotidiano no detalhe do “cuidar”, trabalhos educacionais que vão de contos e histórias ao entendimento ritmado de nossa própria respiração, colaborando significativamente com o auto-observar , exercício de extrema importância na relação intrapessoal, refletindo positivamente na relação transpessoal. Dirigido pela arte-educadora Isis Gonçalves e equipe, o programa coleciona registros de suas atividades em várias edições da RMAI - Revista Meio Ambiente Industrial, sua apoiadora desde quando era projeto, e agora, após 10 anos de atuação, também possui um acervo de homenagens na Câmara municipal e Prefeitura de Atibaia. Esta ampla experiência aposta na inserção de vivências motivacionais no campo empresarial, pois o sentido da educação internalizada transpõe os muros de escolas suscitando uma via s0cioambiental de duas mãos, escola empresa e vice-versa.
Missão: Encontro consigo mesmo, com o outro e com o mundo através da arte-sensibilidade.
Visão: Criar redes de proteção à vida e na conscientização das metas do milênio.
Valores: Pensar com retidão, sentir com igualdade, agir com fraternidade; baseados na resiliência e propriocepção.
Objetivo:
Despertar e desenvolver a sensibilidade e abertura para visão ecocêntrica, onde prevalece a convivência com todos e tudo que existe numa grande rede de relacionamento.
Ações:
- Encontros interativos
- Atividades Artísticas e culturais
- Criação da agenda XXI com ações na promoção da sustentabilidade do grupo e do seu espaço.
- Formação de acervo sobre ecopedagogia
No blog da escola Carlos José Ribeiro você confere vivências com extraordinário resultado no cotidiano dos aprendentes. Veja abaixo:
http://escolacjribeiro.vilabol.uol.com.br/index_arquivos/Page315.html
Apoiadores:
