Cachoeirinha +20 foi pauta de Reunião do Programa Esfera Azul Ulbra Gravataí


    |

|     segunda-feira, 25 de junho de 2012 [Nenhum Comentário]


Participantes da reunião que aconteceu na Ulbra em prol das iniciativas socioambientais em Cachoeirinha, RS

No dia 20 de junho de 2012 ocorreu, no Espaço de Educação Socioambiental Esfera Azul, em Cachoeirinha, RS, a reunião com o tema Cachoeirinha +20: o Futuro Que Queremos. A iniciativa do evento foi do coordenador do Programa Esfera Azul, David Cafruni. Marcaram presença o vice-prefeito Gilso Nunes, representantes da Corsan, da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí - APN-VG, da Comunidade Terapêutica Municipal Reviver, da Associação dos Classificadores e Recicladores de Resíduos - ACRER, da SMED, SMMAm, acadêmicos, professores, empresários e comerciários.

Cafruni enfatizou que um dos principais objetivos foi estabelecer uma relação com a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu no Rio de Janeiro, a Rio +20, com as questões relacionadas ao Planejamento Estratégico do atual Governo, o Plano Ambiental Municipal e a Política Nacional de Saneamento Básico. "Propomos o tema central da Conferência na Rio+20, nos três pilares do desenvolvimento sustentável (social, econômico e  ambiental): Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer? ", afirmou.

O vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes, enfatizou que Cachoeirinha possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, ocupando o quinto melhor lugar para se viver no Estado (FEE, 2009) e ressaltou os esforços do Governo Municipal em implementar obras que visam sanar os problemas em saneamento básico, como drenagem urbana, gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, campanhas institucionais com o MP e a Corsan para ampliar as ligações em esgotamento sanitário, a busca de tecnologias limpas etc.

Destaques gerais da Reunião:

Celebração de um termo de parceria com os trabalhadores da Associação de Classificadores e Recicladores de Resíduos de Cachoeirinha - ACRER realizado com a Empresa Reciclatudo Coleta Seletiva Ltda. A Empresa irá repassar mensalmente uma média de 5 toneladas de materiais recicláveis, sem custos, visando ampliar a geração de trabalho, emprego e renda aos associados.

Investimentos da Corsan visando ampliar a rede de esgotamento sanitário e ampliação da distribuição de água potável.

Implementação de projeto socioambiental na Comunidade Municipal Terapêutica Reviver: hortas, compostagem, recuperação da mata nativa.

Preservação de áreas consagradas na cidade, como o Mato do Júlio, parques municipais e mananciais hídricos.

Continuidade do Projeto-piloto Redução de Embalagens, parceria com o MP Estadual.

Campanhas em Educação Ambiental: incentivar a compostagem, a redução da geração de resíduos sólidos, os usos responsáveis da água, economia de energia, redução nos desperdícios de alimentos.

APN-VG: Preservação do Mato do Julio, intensificar a coleta seletiva e a preservação dos recursos hídricos.


Links Patrocinados

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

Comentário

Nome: 

E-mail:


Os comentários estão sendo moderados, não há necessidade de re-enviar. Em breve o comentário estará disponível!

O e-mail não será exibido!
< Voltar

Publicidade





Formas de Pagamento

PagSeguro

Newsletter

Nome:

Email:

Desejo receber informativos dos parceiros da Revista Meio Ambiente Industrial

Social