Em ano de Rio+20, Brasil desponta no mercado de construções sustentáveis


    |

|     quarta-feira, 9 de maio de 2012 [Nenhum Comentário]


No mês de abril seis empreendimentos brasileiros foram certificados pelo selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e outros 22 entraram com pedido de certificação. Isso leva o país à marca de 51 empreendimentos certificados e outros 474 pleiteando o selo entre escritórios, hospitais, escolas, agências bancárias, lojas, estádios etc.

 

"Esse ano temos observado um crescimento recorde na história do mercado brasileiro de construções sustentáveis. Mais de um empreendimento é registrado por dia útil no sistema de certificação LEED. Isso demonstra que em ano de Rio+20 o Brasil está despontando no movimento de mitigar os impactos ambientais da construção civil", explica Marcos Casado, gerente técnico do Green Building Council Brasil, organização responsável por fomentar o setor de construções sustentáveis no país e representante oficial do selo americano no território brasileiro.


Para receber o selo, o empreendimento deve atender durante a obra e operação critérios dentro de sete categorias: eficiência energética; uso racional de água; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; espaço sustentável; inovações e tecnologias e créditos regionais. Com isso, além do selo, alcança benefícios como: redução de 30% no consumo de energia, de até 50% no de água e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.


No ranking de empreendimentos registrados no sistema, o país está em 4º lugar antecedido pelos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. No segundo semestre a quarta versão do selo será lançada e apresentada durante a GreenBuilding Brasil Conferência Internacional & Expo.

 

Mais informações no sitewww.gbcbrasil.org.br.


Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

Comentário

Nome: 

E-mail:


Os comentários estão sendo moderados, não há necessidade de re-enviar. Em breve o comentário estará disponível!

O e-mail não será exibido!
< Voltar

Publicidade





Formas de Pagamento

PagSeguro

Newsletter

Nome:

Email:

Desejo receber informativos dos parceiros da Revista Meio Ambiente Industrial

Social