Tecnologia brasileira patenteada poderá despoluir rios de Colômbia e Peru


    |

|     sexta-feira, 27 de abril de 2012 [Nenhum Comentário]


A tecnologia empregada na cidade do Rio de Janeiro, através das Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá, do Flamengo, de Barra de Guaratiba, e o Piscinão de Ramos, pode despoluir também os rios na Colombia e no Peru.

Uma comissão de autoridades e executivos dos dois países estão na capital carioca para conhecer e avaliar os empreendimentos, executados pela Fundação Rio-Águas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro.

As UTRs, assim como o Piscinão de Ramos, operam através do sistema FLOTFLUX®, processo de aplicação sequencial e em fluxo das técnicas de Coágulo/Floculação e Flotação para melhoria de cursos e corpos d'água. Desenvolvido pela DT Engenharia, com dezenas de aplicações consagradas, é uma tecnologia exclusiva de tratamento de água, esgoto, rios e balneários, 100% nacional e inédita em escala mundial, com patente e marca registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A UTR do Arroio Fundo, que trata atualmente 1.800 litros por segundo, deságua na Lagoa da Tijuca erecebeu em julho a visita dos representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). A UTR faz parte do projeto de despoluição das lagoas da Barra da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá, compromisso do Caderno de Encargos das Olimpíadas de2016.

Os integrantes da missão querem conhecer e entender o funcionamento das UTRs, para avaliar a possibilidade de aplicação da tecnologia nos rios das regiões que representam.

As UTRs operam basicamente em quatro etapas:

1. Retenção de resíduos sólidos;
2. Injeção de coagulantes e polímeros ? Floculação;
3. Microaeração da massa líquida - Flotação
4. Remoção e transporte de lodo flotado.

As metas do processo FLOTFLUX® são alcançadas pela alta redução de substâncias poluentes indicadoras de qualidade como os Sólidos Suspensos, Coliformes, Fósforo Total, Óleos, Graxas e pela diminuição expressiva de parâmetros perceptíveis como a Cor, a Turbidez e o Odor da água tratada. Como resultado da aplicação, tem-se o aumento da oxigenação das águas, fator fundamental para a preservação e a conservação da vida aquática.

 


Links Patrocinados

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

Comentário

Nome: 

E-mail:


Os comentários estão sendo moderados, não há necessidade de re-enviar. Em breve o comentário estará disponível!

O e-mail não será exibido!
< Voltar

Agenda de eventos


Publicidade





Formas de Pagamento

PagSeguro

Newsletter

Nome:

Email:

Desejo receber informativos dos parceiros da Revista Meio Ambiente Industrial

Social