Home Seções Eficiência Energética Uso correto do PC pode reduzir consumo de energia em mais de 50%

Uso correto do PC pode reduzir consumo de energia em mais de 50%

0
0

PC-CORRETOQuais são os equipamentos eletrônicos responsáveis pela maior parte do consumo de energia em um lar? Quem responder ar-condicionado, geladeira e chuveiro elétrico estará certo, no entanto, a disseminação de gadgets eletrônicos, como smartphones e notebooks tem representado parte substancial do consumo dos lares.

Se levarmos em conta que, em todo o mundo, existem mais de 5 bilhões de dispositivos do tipo, seu funcionamento pode representar o consumo de energia equivalente a uma grande cidade, como São Paulo ou Rio de Janeiro. Apesar dos esforços dos desenvolvedores de hardware e software para aumentar a eficiência energética de PCs e smartphones, o uso incorreto destes dispositivos podem torná-los dispendiosos consumidores de energia.

Um estudo conduzido pelo laboratório de análises do Baidu, apontou que pequenos cuidados com o computador pessoal podem reduzir seu consumo em até 50%.  A análise foi feita por conta da Hora do planeta, evento que acontece no dia 28 de março, às 20h30, organizado pela Rede WWF que estimula governos, empresas e cidadãos a reduzirem o consumo de energia elétrica e o consequente impacto negativo que a geração de eletricidade tem sobre os recursos naturais.

De acordo com Jinfen Pan, líder de desenvolvimento do software Baidu PC Faster, um PC sem códigos maliciosos ou, ainda, com a configuração ótima de processador e memória, equivale a um carro com motor regulado quando comparado a um automóvel sem manutenção. “Computadores com sistemas operacionais em bom funcionamento são mais velozes e econômicos”, diz.

O uso inadvertido de malware no PC, como softwares de monitoramento remoto e adware, aumentam a taxa de processamento da máquina e elevam seu consumo em até 10%.  Alguns cuidados para contornar o desperdício de energia são: manter um antivírus atualizado e executar rotinas de otimização do PC, como remoção de restos de códigos inúteis e registros sem uso no Windows.

Além disso, cuidados como desconectar o carregador da tomada após a bateria estar totalmente carregada e desligar o PC de casa ao ir dormir ou, ainda, dar “shut down” do computador pessoal ao sair do trabalho contribuem para a eficiência energética do equipamento. Tudo somado, a economia mensal com energia consumida pelo PC pode ser reduzida em até 50%.  “São pequenos cuidados que, se repetidos por milhões de usuários no mundo, podem significar muito menos pressão sobre os sistemas elétricos e menor emissão de gás carbônico na atmosfera”, afirma Sam Dong, líder da equipe de desenvolvimento do Baidu Antivírus.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *