Home Notícias ‘Uber do resíduo’ permite a destinação correta de resíduos sólidos de forma prática e rápida
0

‘Uber do resíduo’ permite a destinação correta de resíduos sólidos de forma prática e rápida

0
0

Marcel Wars, fundador da empresa, ao lado do sócio Fernando Vargas, informa que eles estimam gerar para os coletores um ganho de 20% a 30% superior ao oferecido aos motoristas que atuam em aplicativos como o Uber
Você sabia que cada brasileiro produz anualmente 387 quilos de lixo, mas pouco mais da metade disso (58%) recebe a destinação adequada? E, pior, uma parcela muito menor (cerca de 13% apenas) é reciclada? Visando amenizar o impacto deste problema e ao mesmo tempo gerar benefícios à sociedade, como o aumento da renda e de oportunidades para transportadores e recicladores, a startup Biothanks investiu no desenvolvimento de um aplicativo que conecta donos de veículos utilitários a pessoas que precisam descartar ou transportar materiais como móveis, entulho de obra e podas de árvores, entre outros.
Criado com base nos conceitos de reuso, economia circular e mobilidade sustentável, o app funciona como uma espécie de “Uber do resíduo”, permitindo aos usuários chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. Com o aplicativo, a empresa pretende oferecer uma opção para ajudar a solucionar a retirada de resíduos sólidos, um grave problema das grandes cidades na atualidade.
No aplicativo, o usuário informa o endereço e descreve o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento online e, aguarda a chegada do transportador, além de ficar sabendo sobre a destinação do que foi retirado.
Para se cadastrar no app, os coletores de materiais precisam passar por uma avaliação, que leva em conta por exemplo a verificação de antecedentes criminais. Assim, além da praticidade, a plataforma proporciona aos usuários uma solução segura, ágil e ambientalmente correta dos resíduos.
“O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística. É aí que o Biothanks atua, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas”, afirma Marcel Wars, fundador da empresa, ao lado do sócio Fernando Vargas.
Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, o aplicativo levou nove meses para ser desenvolvido. Nos primeiros meses em operação, o app pode ser utilizado na capital de São Paulo, para coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Posteriormente, a área de cobertura será expandida, assim como a lista de materiais a serem recolhidos.
Os criadores do aplicativo estimam gerar para os coletores um ganho de 20% a 30% superior ao oferecido aos motoristas que atuam em aplicativos como o Uber. “Nosso objetivo é que no futuro, após o churrasco do fim de semana, por exemplo, as pessoas automaticamente chamem a Biothanks para levar as latinhas e embalagens de papelão de suas casas”, afirma Wars.
SAIBA MAIS
O que: aplicativo Biothanks
Para que serve: a plataforma faz a intermediação do processo de descarte de resíduos sólidos, aproximando o cidadão que tem material para descartar e um coletor interessado em realizar a coleta para reaproveitamento, reciclagem ou descarte ambientalmente correto.
Como funciona: o primeiro passo é o usuário cadastrar-se na Biothanks. Ao fazer o pedido de coleta, ele informa o endereço e o tipo de resíduo descartado (entulho doméstico, móveis e eletrodomésticos usados, papelão, alumínio ou ferro garrafas PET). A seguir, comunica se o entulho já está ensacado ou não, a quantidade aproximada de material e se é necessário um ajudante para o carregamento. Depois disso, escolhe o tipo de veículo necessário, com a possibilidade de pedir a coleta imediata ou agendar a melhor data e o melhor horário. Feito o pedido, o profissional da Biothanks vai até o local realizar a coleta do material, levando-o em seguida a um ponto de coleta seletiva. Após o recolhimento dos resíduos, o usuário avalia o profissional conforme a qualidade do serviço.
Como baixar: o aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *