Home Notícias Tecnologia laser aumenta eficiência da reciclagem
0

Tecnologia laser aumenta eficiência da reciclagem

0
0
As capacidades da nova tecnologia permitem que as plantas de recuperação de materiais possam recuperar ainda mais os resíduos e reduzir o volume de material que seguirá para os aterros

A TOMRA Sorting Recycling anunciou o lançamento de uma máquina de separação por sensores baseada em tecnologia laser. O AUTOSORT LASER permite a seleção de vidro, cerâmica, pedras, metais e plásticos de resíduos domiciliares e comerciais. As suas capacidades permitem que as plantas de recuperação de materiais (MRF’s em inglês) possam recuperar ainda mais os resíduos e reduzir o volume de material que seguirá para os aterros, reduzindo significativamente os custos de disposição. Além disso, o AUTOSORT LASER ajuda a criar receitas adicionais através da recuperação de produtos com valor comercial.

A tecnologia de separação a laser tem como base o bem-sucedido sistema de infravermelhos (NIR) e a ultra flexível série do AUTOSORT da TOMRA, que tem sido o separador favorito com mais de 4.000 unidades instaladas em todo o mundo. O AUTOSORT LASER da TOMRA oferece uma poderosa combinação de sensores capaz de detectar ainda mais propriedades do material no mesmo ponto em simultâneo e, portanto, seleciona as frações de material de forma mais eficiente. Ao contrário da tecnologia concorrente, o AUTOSORT LASER se destaca em separar o vidro fino, grosso ou opaco de resíduos sólidos urbanos.

Uma das primeiras empresas a usar o AUTOSORT LASER é a REMONDIS GmbH em Rheinland, na Alemanha. Harry Amann, gerente da planta comentou sobre a instalação: “Estamos muito orgulhosos de ter o primeiro AUTOSORT LASER instalado em nossa fábrica em Erftstadt. Com uma grande redução de custos e uma excelente qualidade de produto na saída simplificaram o nosso processo da planta. Não preciso dizer que esperamos um retorno rápido neste projeto”.

O AUTOSORT LASER possui um sistema de plano de fundo independente que garante a estabilidade de classificação e permite separar o vidro fino, grosso ou opaco em relação a polímeros transparentes, cada vez mais utilizados atualmente em itens como injeções, isqueiros, garrafas para bebês ou cosméticos. A série AUTOSORT apresenta uma tecnologia patenteada FLYING BEAM e FOURLINE para alta velocidade e precisão. Com a interface de usuário padrão da TOMRA, os operadores podem selecionar facilmente uma variedade de programas de seleção em sua tela sensível ao toque, enquanto o recurso de calibração contínua permite o monitoramento e otimização em tempo real.  Além disso, o AUTOSORT LASER pode ser facilmente integrado devido ao seu compacto design. A nova máquina de triagem da TOMRA tem um design mecânico único, que é construído com elevados padrões de segurança e facilita também a sua manutenção.

O grupo TOMRA tem a tecnologia laser em seu portfólio de sistemas de separação desde 1997. Como um método de identificação globalmente estabelecido, a tecnologia de seleção própria da TOMRA foi especialmente adaptada e desenvolvida para as necessidades exclusivas da indústria de reciclagem.

Peter Mentenich, gerente sênior de produtos da TOMRA Sorting Recycling comentou: “Estou muito satisfeito por ver as primeiras instalações bem-sucedidas e o lançamento do AUTOSORT LASER em nosso portfólio de produtos. Ele garante uma maior rentabilidade para nossos clientes e ajuda a reduzir significativamente a quantidade de material que vai para aterros sanitários. Um bom exemplo novamente de que a sustentabilidade e os negócios não são mutuamente exclusivos – ambos podem ser alcançados com tecnologia inovadora de gerenciamento de resíduos e reciclagem”.

Mais informações sobre o novo AUTOSORT LASER podem ser encontradas em www.tomra-autosort-laser.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *